Marcelo Miranda afirmou que a visita ao Porto vai ao encontro do propósito de firmar parcerias internacionais para o desenvolvimento da atividade portuária no Tocantins.

Uma visita à sede administrativa e às instalações do Porto de Amsterdã, o segundo maior da Holanda, na tarde desta sexta-feira, 17, encerrou os compromissos oficiais da comitiva tocantinense na Europa. O governador Marcelo Miranda e a embaixadora do Brasil na Holanda, Regina Dunlop, avaliaram com boas perspectivas diplomáticas toda a agenda no país, programada pela Embaixada.

"Estou muito feliz em poder discutir oportunidades que possam estreitar as relações entre nosso Porto com o Brasil e, neste caso, com o Governo do Tocantins", disse Gert-Jan Nieuwenhuizen, diretor geral do Porto de Amsterdã. No encontro, ele apresentou o potencial e logística do empreendimento que envolve porto, eclusa, ferrovia e hidrovia.

Gert-Jan Nieuwenhuizen finalizou o encontro dirigindo-se ao governador. "Estou impressionado com o seu entusiasmo e da sua equipe. Vejo fortes vínculos que podemos criar, para fazer com que essa linha ascendente de contato e de relações, que se iniciam, sejam fortalecidas e efetivadas com ganhos para os envolvidos".

"A vinda a este Porto fecha com chave de ouro nossa agenda aqui na Europa, especialmente porque vai ao encontro do nosso propósito de firmar parcerias internacionais para o desenvolvimento da atividade portuária no Tocantins", externou o governador Marcelo Miranda. Ele avaliou como sendo "bastante positiva e proveitosa toda a agenda cumprida pela comitiva".

Planejamento

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura do Tocantins, Alexandro Castro, ficou responsável por continuar mantendo os contatos com a diretoria do Porto, de forma a viabilizar um planejamento inicial. "A ideia é que, até janeiro do próximo ano, possamos estar com posicionamentos bem mais definidos".

"Podemos preparar um programa para tirarmos todas as dúvidas entre as partes, de forma que possamos traçar passos mais firmes", sugeriu Gert-Jan Nieuwenhuizen. "Agradeço a oportunidade e devo dizer que o que fiquei sabendo sobre o Estado me encheu os olhos e também me deixou entusiasmado", completou.

Embaixadora

Também entusiasmada com as potencialidades do Tocantins e com o empenho do governador em buscar novos parceiros, a embaixadora Regina Dunlop convidou o Governo do Tocantins para participar da Feira Internacional de Turismo de Utrecht, a ser realizada no início do próximo ano. Ela disse estar "surpresa com a boa receptividade que os empreendedores tiveram para com a comitiva e, principalmente, com as potencialidades e capacidade de produção de grãos do Estado do Tocantins".

Porto de Amsterdã

De propriedade do município de Amsterdã, o porto emprega, aproximadamente, 68 mil trabalhadores. Com mais de 97 milhões de toneladas de movimentação de carga por ano, encontra-se entre os cinco maiores portos da Europa Ocidental.

Comitiva Tocantins

Compõem a comitiva do Tocantins o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Siffert Torres; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro Silva; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Brito Barros; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas; o subsecretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Fábio de Lima Lelis; o diretor de Instrumentos de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Rubens Pereira Brito; o deputado estadual Nilton Bandeira Franco; a assessora de imprensa do Governador, Susana Araújo Barros Rodrigues; o Ajudante de Ordens do Gabinete do Governador, tenente-coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça; e o assessor especial do Gabinete do Governador, Pedro Barbosa da Costa.