Prefeito fala de planejamento para o futuro de Araguaína.

Araguaína completou 59 anos no último dia 14 de novembro, sendo a segunda maior cidade do Tocantins, ostentando o título de capital econômica do Estado. Após a euforia da festa de aniversário, o AN publica duas reportagens que discutem alguns problemas da cidade e o que se planeja para soluções.

Entrevistamos o prefeito Ronaldo Dimas (PR) que falou sobre a complexidade dos problemas da cidade, enfatizou as ações de sua gestão e destacou o planejamento de médio prazo, iniciado em 2013. Este inclui desde asfalto, macrodrenagem, reorganização urbana e concurso do quadro geral.

"Nós estamos fazendo um trabalho em Araguaína de reorganização como nunca aconteceu." Enfatizou Dimas.

Trânsito e mobilidade urbana

Para Ronaldo, as melhorias no trânsito, recapeamento e abertura de vias já são visíveis. Mas, em termos de melhoria no fluxo de veículos, disse que sua gestão pretende construir a Via Norte. Ela vai possibilitar a interligação do setor Costa Esmeralda--Centro e o Aeroporto.  A ideia é facilitar o acesso aos dois extremos da cidade de norte a sul.

Além disso, está previsto o Rodoanel, que visa desafogar o tráfego no perímetro urbano e vai delimitar a expansão da cidade, que deve sair em até 20 anos. Outro projeto é a duplicação da TO-222, entre Novo Horizonte ao Entroncamento de Babaçulândia-trecho de 38 km.

Para criar vagas de estacionamento no centro da cidade, Dimas frisou que a solução será a implantação do estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul.

Expansão, meio ambiente e parques urbanos

Ronaldo destacou que um dos pontos do planejamento será o crescimento ordenado na cidade. Para isso, vai tomar medidas para regularizar todos os loteamentos existentes e aplicar o rigor na Lei na criação de novos.

Entre os pontos, só será permitido lotear áreas já previstas no plano diretor, localizadas entre os loteamentos existentes na própria cidade. Isto é, nas lacunas-terrenos-existentes. Uma das regras é que todo loteamento deverá ter asfalto de qualidade, iluminação a Led, drenagem e rede de esgoto.

No planejamento, segundo Dimas, serão criados complexos de atendimento à população em diversas regiões da cidade. "Escolas de tempo integral, UBS, Centro de Assistência Social-CRAS". Já na área ambiental, Dimas assegurou que todos os bairros que integram à Bacia do Córrego Neblina serão pavimentados: Universitário, Vila Norte, Bela Vista, Setor Couto, Vila Couto, Planalto, Dom Orione. "É um projeto de saneamento integrado. Tanto que o nome é esse "Águas de Araguaína". (...) Ele envolve todas as vertentes: água, esgoto e a drenagem". Explicou Ronaldo.

Além do Parque Cimba, há projetos para construção de outros três parques: um entre os setores São Miguel e Aeroviário --o Parque das Nascentes do Neblina, com área de 360 mil metros quadrados e o Parque São Miguel, com área aproximada de 58 mil metros quadrados.  O terceiro é o Parque Raizal, que preservará a nascente de córrego e terá pistas de caminhada, ciclovia, parque infantil, academias ao ar livre e quiosques.

O prefeito ainda argumentou que a macrodrenagem inclui, quando necessário, a canalização dos córregos.  Outra parte do projeto será a construção de Parques Urbanos, semelhantes ao Cimba. "Ele vai dar vida nova para diversas regiões da cidade. (...) Daqui três, quatro anos (...) a cidade vai passar por modificações intensas e ambientalmente corretas".

Videomonitoramento

Ronaldo também falou sobre o projeto de vídeomonitoramento e disse que espera a consultoria contratada entregar o projeto agora em novembro. Após isso será realizada a licitação para implantar o sistema.

"Conseguimos R$ 5 milhões do Governo Federal através do deputado César Halum", afirmou o prefeito.

Leia +

http://araguainanoticias.com.br/noticia/34302/complexo-imobiliario-da-via-lago-abrigara-centro-de-convencoes-nova-sede-da-prefeitura-e-shopping/