Serão preservadas as cabeceiras e realizadas melhorias no manejo das águas pluviais como um todo.

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que irá recuperar bacias hidrográficas na área urbana de Araguaína, foi destaque no 7º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia. O evento aconteceu em Palmas, na última semana, em preparação ao 8º Fórum Mundial da Água.

De acordo com o secretário, um dos passos é a revitalização dos cursos de água, que têm a sua microbacia impermeabilizada. "Vamos dar a adequada preservação das cabeceiras e melhorar o manejo das águas pluviais como um todo. A cidade cresceu ao redor das bacias e com isso vamos procurar resolver os problemas crônicos da cidade, como enchentes, inundações e outros, criando mecânicos para proteger as bacias dos córregos, evitando a degradação", explicou.

Um dos mecanismos que serão utilizados são as bacias de detenção (piscinão) que serão usadas para evitar alagamentos.  Parques, como São Miguel e Raizal, além de criar ambientes de lazer para a comunidade, também preservarão as nascentes.

Educação ambiental

Durante a palestra, o secretário lembrou que é importante o incentivo à educação ambiental, que está aliado ao planejamento. "Procuramos explicar em palestras nas escolas para as crianças e adolescentes que podemos mudar o paradigma da água, para conscientizar desde cedo as pessoas a cuidarem cada vez mais da água", disse.

Projeto Águas de Araguaína

O Projeto Águas de Araguaína realizará também macro e microdrenagem dos córregos Neblina e Jacuba, implantação de unidade de conservação ambiental e implantação do Parque Urbano Nascentes do Neblina e áreas verdes. O crédito para a elaboração das ações será por meio da Corporação Andina de Fomento (CAF).

O projeto completo foi elaborado para a solução de problemas que foram ocasionados ao longo dos anos em Araguaína, em decorrência de diversos desastres ambientais.