Ronaldo Dimas durante anuncio da pré-candidatura.

Após uma semana silêncio, Ronaldo Dimas (PR) anunciou oficialmente sua pré-candidatura ao Governo do Tocantins.  A confirmação aconteceu durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (4), no Hotel Relicário, em Araguaína. O evento contou com a presença do senador Vicentinho Alves (PR), deputados, lideranças regionais, vereadores e jornalistas.

Abrindo a solenidade, o senador Vicentinho disse que o PR está apresentando "o que temos de melhor no partido, que é o Ronaldo Dimas". Destacou o passado do prefeito, que já foi presidente da FIETO, deputado federal e nas palavras de Vicentinho "um grande secretário de Estado das Cidades".

"Ronaldo foi brilhante[secretário], a ponto de esses grandes projetos de Porto Nacional, de Palmas-- o da NS-15, de Paraíso, de Colinas, de Araguaína, foram projetos apresentados por Ronaldo Dimas" relembrou.

Apesar do silêncio em público, desde o último dia 27, quando o senador Vicentinho Alves anunciou sua pré-candidatura, Ronaldo Dimas se movimentou intensamente nos bastidores.  O gestor participou de reuniões com vereadores, presidentes de entidades e com secretários. Antes de dizer sim, o gestor fez uma análise minuciosa dos prós e contras.

Durante a coletiva, Ronaldo Dimas agradeceu a sugestão de seu nome para ser pré-candidato a Governador. E confirmou diante das câmeras o anúncio já feito pelo senador republicano. Reforçou que prega o respeito a todos e também espera respeito daqueles que estão ou são pré-candidatos hoje.

"Não vou sair por aí brigando com ninguém. Não é o meu perfil. Mas vou mostrar ao longo desse processo que nós temos o melhor projeto pro estado" afirmou Dimas.

O senador Vicentinho pediu a Deus que dê a Ronaldo Dimas "a sabedoria de Salomão, a fé de Abraão e a coragem de Davi, para nós enfrentarmos essa campanha e governamos com sabedoria e fé".

Bastidores

Embora houvesse certo suspense, a confirmação de Dimas era praticamente certa. Nos bastidores, aliados veem a construção da pré-candidatura como algo espontâneo, que surgiu naturalmente. E o motivo seria o reconhecimento do trabalho de Dimas, que causou admiração aos aliados. Também, por outro lado, "calou os adversários", pontuou uma fonte ligada à oposição.

Para seu nome ser cotado, Ronaldo precisou fazer alguns ajustes no sua forma de trabalho. Antes, era bem técnico, agora tornou-se mais flexível e, consequentemente, político também. Esta é a revelação de uma fonte próxima ao prefeito. Inclusive, avaliou como positivo essa mudança. Isso pode ser observado a partir da reeleição, pois passou interagir mais e se envolver com o público, nas solenidades de inaugurações.

O surgimento do nome de Ronaldo Dimas como possível candidato ao governo do estado mexeu com os bastidores políticos.  Antes, o previsível era um embate entre o grupo do Governador Marcelo Miranda (PMDB) e o de Kátia Abreu, sem partido.  Mas, o nome do prefeito de Araguaína surgiu e dinamizou a possível disputa. Um aliado pontuou que, diferente de alguns concorrentes, Ronaldo tem bom trânsito e dialoga com todos os grupos políticos do Estado.