Estão sendo ofertadas 180 mil vagas para estudantes na rede estadual de ensino
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) abre, nesta quinta-feira, 21, o período de confirmação de matrículas 2018 para alunos novatos que realizaram a pré-matrícula por meio do site da Pasta ou por telefone. Os pais ou responsáveis pelos estudantes devem se dirigir à unidade de ensino para a qual foi selecionado até esta sexta-feira, 22, para garantir a vaga do filho.  Caso não efetive a matrícula no prazo, a vaga sorteada estará disponível para outros interessados.
"O Governo do Estado está oferecendo cerca de 180 mil vagas, suficientes para atender toda a demanda da rede estadual e para receber novos estudantes das escolas municipais, particulares e de outros estados. Estamos finalizando a última etapa do cronograma de matrícula e frisamos a necessidade de os pais comparecerem à unidade escolar para confirmar a matrícula. Neste ano, optamos pela antecipação das matrículas com o objetivo de agilizar o planejamento para o ano letivo de 2018, além de contribuir para a tranquilidade das famílias, que podem sair para as férias escolares com garantia da vaga do filho na escola", destacou a gestora da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim.
Para confirmar a matrícula, é necessário conferir no site da Seduc, ou pelo telefone 0800-635050, qual escola o estudante foi alocado. Para isso é necessário informar o número do protocolo recebido no ato da solicitação da vaga.  Em seguida, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade escolar informada para efetivar a matrícula levando os seguintes documentos: certidão de nascimento ou casamento; histórico escolar ou declaração (válida por 30 dias) nos casos de transferência; comprovante do serviço militar para alunos do sexo masculino entre 19 a 45 anos (exceto aos alunos indígenas); carteira de identidade e CPF (obrigatório para o ensino médio em todas as modalidades); cópia atualizada do comprovante de endereço e uma foto 3x4 recente.
A matrícula de alunos com idade entre 15 e 17 anos, no turno noturno, é condicionada à apresentação de carteira de trabalho, declaração do empregador, declaração de trabalhador autônomo ou declaração expressa do pai ou responsável por aluno menor de idade, autorizando a matrícula no noturno.
Para se matricular na Educação de Jovens e Adultos (EJA), as idades mínimas serão: 15 anos completos para o 1º e 2º segmentos (correspondentes às séries iniciais e finais do ensino fundamental, respectivamente; e de 18 anos completos, para os interessados em cursar o  3º segmento da EJA (ensino médio).
Todas as informações sobre os procedimentos de matrícula da rede estadual estão disponíveis no site www.seduc.to.gov.br e pelo telefone 0800-635050, que funciona das 8 às 20 horas, nos dias úteis.