Tocantins está sendo um dos destaques na Feira de Turismo Holanda 2018

O Tocantins está sendo um dos destaques na Feira de Turismo Holanda 2018 ? Vakantiebeurs 2018, que está sendo realizada em Utrecht e foi aberta oficialmente nesta terça-feira 9, para organizações de viagens, escritórios de turismo de cidades holandesas e europeias e de países de outros continentes. Acompanhado da embaixadora do Brasil na Holanda, Regina Maria Carneiro Dunlop, o governador Marcelo Miranda participou da abertura oficial. O Brasil está representado pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins.

O governador Marcelo Miranda agradeceu a embaixada do Brasil na Holanda e à Câmara de Comércio do Brasil na Holanda - BRADUTCH pelo importante apoio dado ao Tocantins para que o Estado pudesse expor as suas belezas naturais e oportunidades de negócios. "Queremos dizer aos holandeses e outros países da Europa e da Ásia que estamos vendo aqui, que procurem o Brasil. O Ceará, o Rio Grande do Norte e o Tocantins estão aqui para colocar em discussão importantes projetos na área turística, o mais importante: atrair novos investidores", ressaltou.

Além de recepcionar os operadores, Marcelo Miranda também recebeu no estande do Tocantins o cônsul do Brasil na Holanda, Cezar Augusto De Souza Lima Amaral, e a Chefe Global de Serviços Bancários para o Centro de Alimentação do Rabobank, Jacqueline Peters.

Potencialidades

A feira comercial é realizada anualmente e ocorre desde a década de 70.  A participação do Tocantins na feira é uma parceria com a Câmara de Comércio do Brasil na Holanda - BRADUTCH, que cuidou da organização do estande e contatos com investidores europeus potenciais, como explicou a diretora Pollyane dos Reis. "O trabalho foi no sentido de traduzir os atrativos do Tocantins para o público holandês e europeu, mostrando as riquezas turísticas do Estado para que o visitante pudesse captar isso e fizemos conexões com várias empresas, organizações e trade turístico para conhecer os destinos turísticos do Tocantins, que vai gerar muitos frutos nessa feira".

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro, o Tocantins tem procurado explorar as vocações naturais da região aproveitando o crescimento do turismo no Brasil e, sobretudo, no Estado. "A agropecuária é o grande carro chefe na área comercial, mas o turismo é, sem dúvida, a indústria mais econômica e abrangente que existe no planeta. Estar presente na Feira é uma ação coordenada que o Estado vem fazendo exatamente para divulgar aquilo que o público europeu procura, que é o turismo de aventura, o ecoturismo, o turismo baseado na sustentabilidade dos recursos naturais e ambientais. Em conjunto com outros estados, estaremos atraindo para o Tocantins aqueles turistas que vêm para o Brasil à procura de praia e de sol, para que possam fazer também esse turismo de aventura".

Essa ação coordenada, citada pelo secretário de Desenvolvimento, partiu de um convite feito pela embaixadora do Brasil na Holanda, Regina Maria Cordeiro Dunlop. "No ano passado, o governador Marcelo Miranda visitou a embaixada numa agenda orientada para a infraestrutura hidroviária e, na medida que ele apresentava o Tocantins aos interlocutores, despertou o interesse nesse outro segmento, também grande potencial do Estado. Em conversa com o governador chegamos à conclusão que além desse potencial logístico, o turismo teria um apelo muito grande para a Holanda e países europeus, de clima muito frio, já que o Tocantins ofereceria um leque de opções muito grande de lazer e saúde para esse público. Essas conversas motivaram a participação do Estado nessa feira e, hoje, o Tocantins está aqui fazendo bonito".

Repercussão

Com o apoio da Câmara de Comércio do Brasil na Holanda - BRADUTCH a equipe do Tocantins atendeu mais de 10 possíveis investidores no segmento. Trevor Wenink, da Optimo Travel, foi um deles e saiu bastante animado. "Tem muitas possibilidades para holandês que gosta muito de natureza, gosta de aventura. O Tocantins é ótimo para esse tipo de férias".

Outro proprietário de empresa europeia que já opera no Brasil, mas que ainda não conhecia o Tocantins foi Olaf Hendrikzs, da Olaf Reizen. "A nossa empresa já percorre outros roteiros no Brasil há 15 anos e ainda não tivemos a oportunidade de ir ao Tocantins, mas vendo o que foi apresentado aqui, esperamos que ainda esse ano a gente possa visitar o estado e estabelecer uma nova rota de venda de produto para os nossos clientes".

O grande movimento no estande do Tocantins, já no primeiro dia, surpreendeu o superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden, James Possapp. "O Tocantins participa de vários eventos nacionais e essa participação na Europa visa ampliar a divulgação do Estado aproveitando esse bom momento que a atividade vive. A expectativa é continuar fazendo contatos, estabelecer conexões e quem sabe levar operadores para visitar nossas regiões e iniciar um trabalho de venda mais consistente aqui na Europa".

Público

A expectativa é que cerca de 110.000 visitantes passem pela Vakantiebeurs durante os seis dias de evento. É a maior feira na Europa para consumidores e a maior feira de viagens na União Europeia.

O público visitante tem, em média, 51 anos de idade, gasta aproximadamente 3.000 euros com turismo por ano por pessoa. A América Latina é o segundo destino mais procurado fora da Europa, atrás apenas da Ásia.

Agenda

Além da Vakantiebeurs 2018, Marcelo Miranda tem marcado um encontro na quinta-feira,11, com o Diretor do Porto de Amsterdã, Gert-Jan Nieuwehuizen e uma reunião na sexta-feira, 12, com a Chefe Global de Serviços Bancários para o Centro de Alimentação do Rabobank, Jacqueline Peters.

Comitiva

Participam da comitiva do Tocantins além do Governador Marcelo Miranda; a primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda; Alexandro de Castro, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); James Possapp, superintendente de Desenvolvimento Turístico da Seden; o diretor de Planejamento e Projetos Estratégicos da Seden, Marcos Miranda; o diretor de imprensa da Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), Fernando Ferreira e assessor especial do gabinete do governador, Pedro Barbosa.