Presidente regional do PSB esteve no final de semana na região para cumprir agenda

Ao cumprir intensa agenda no sudeste tocantinense no final de semana, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, presidente em exercício da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), liderou ações para o fortalecimento do PSB (Partido Socialista Brasileiro) com a criação de diretórios municipais e novas filiações. Presidente regional do partido e pré-candidato a governador do Tocantins, Amastha esteve em Almas, Rio da Conceição, Novo Jardim, Dianópolis, Ponte Alta do Bom Jesus e Taguatinga, no sudeste, além de Paranã, onde o ex-prefeito Edson Lustosa assumiu a presidência do PSB local, e Filadélfia.

Nas cidades, Amastha ouviu de moradores e lideranças pedidos para que ajude a tirar a região do abandono e isolamento pela falta de atuação do governo do Estado. Entre as principais críticas estão a falta de políticas públicas do governo para desenvolver o sudeste, rico em potenciais turísticos e de produção, péssimas condições das estradas e deficiências nos atendimentos de saúde.

"É revoltante a situação que encontramos. Estradas esburacadas, hospitais com sérios problemas e o povo sempre decepcionado, sem esperança, esgotado de tanta promessa", disse o prefeito, que está temporariamente afastado do Executivo da capital. Para Amastha, o governo do Estado deve ser o indutor do desenvolvimento na região, mas faltam comprometimento, vontade de fazer e capacidade.

"Temos um potencial turístico enorme aqui, mas não é explorado pelo governo do Estado. Turismo é indústria da transformação. Palmas é exemplo disso. Hoje a cidade é visitada por gente do Brasil todo e várias partes do mundo, os palmenses têm orgulho e o turismo movimenta toda a economia", afirmou. "Sem falar na produção, como o projeto Manuel Alves, onde os produtores sofrem cheios de dificuldades para trabalhar, e a falta de visão para contribuir com a piscicultura da região, que tem enorme potencial, inclusive com a processadora de peixes Tamborá, que poderia desenvolver e gerar mais emprego se o Estado tivesse um pouco de visão para desenvolver a cadeia de peixes na região", complementou.

Palmas

Em Taguatinga, Amastha deu posse à Deusélia de Almeida Godinho como presidente da comissão provisória do diretório do PSB municipal. Em seu pronunciamento, a professora aposentada e líder comunitária da cidade destacou: "Palmas tem sido motivo de orgulho para nosso Tocantins e Brasil. Queremos isso também para o nosso Estado. Precisamos de homens como o senhor, prefeito Amastha. Homens destemidos, preparados e compromissados com o Estado e sua população, carente e sofrida. Temos certeza que cm o senhor o nosso povo voltará a sorrir".

Compromissos 

Em Ponte Alta do Bom Jesus, Amastha Amastha instalou a comissão provisória, que tem Orlando Silva Matos na função de presidente, Marise Barbosa Quintanilho de vice e Terezinha Alvarenga Queiroz Ayres como secretária-geral. Na cidade, ele ouviu mais relatos da ação efetiva do governo do Estado. "Realmente a região sudeste está abandonada. Precisamos de alguém que tenha compromisso conosco", disse Gislaine Azevedo Carlos. José Luciano Azevedo Carlos, ex-prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus, citou que a região é rica por seu potencial turístico e produtivo, mas lamentou a falta de atuação do Estado. "Estamos isolados das outras regiões por causa das péssimas condições de estrada e pelo fato de as políticas públicas não chegarem aqui", disse, durante reunião do PSB na cidade. "O próximo governador que olhar para a gente testemunhará que essa região vai alavancar, vai se desenvolver. Vamos apoiar quem tem responsabilidade, credibilidade e condições de administrar o Estado", declarou.

Gestão de Palmas

Amastha também se reuniu com moradores do povoado Boa Vista de Belém, no município de Ponte Alta do Bom Jesus. Na casa do morador Valdemiro de Souza Lima, falou das ações realizadas em Palmas e também ouviu queixas dos moradores sobre a atuação do Estado. "Sudeste está abandonado, esquecido. Isso tem que mudar!", disse Sebastião Pereira Lima, vice-prefeito de Ponte Alta, que fez questão de participar do encontro.

A gestão de Palmas foi elogiada pelo estudante Douglas Lima, 21 anos, que cursa Ciências da Computação no campus do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na Capital. "Palmas foi transformada. Hoje é uma cidade linda, bem cuidada e que saúde e educação funcionam", afirmou. Outros elogios a Amastha vieram do dono da casa onde houve a reunião: "Amastha é um homem de firmeza, de boas ideias, sincero e com vontade de fazer. Depositamos muita confiança nele".