O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ronaldo Eurípedes, recebeu o título de cidadão tocantinopolino da Câmara Municipal de Tocantinópolis. A honraria foi concedida ao magistrado pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário e pela atenção voltada à população local.

A solenidade aconteceu na última sexta-feira (12/8) no salão do Tribunal do Júri da Comarca de Tocantinópolis e reuniu magistrados, servidores, comunidade, autoridades, familiares e amigos do presidente do TJTO.

Em seu pronunciamento, o presidente do TJTO, desembargador Ronaldo Eurípedes, emocionado, saudou os presentes, relembrou a época em que residiu no município e agradeceu à homenagem. "Ainda que, desde 1980, eu carregasse Tocantinópolis comigo em minhas lembranças, hoje, sendo agraciado com a cidadania tocantinopolina, me sinto pleno, realizado e muito feliz".

Segundo o presidente da Câmara Municipal da cidade e autor do projeto, vereador Aderson Marinho Neto, "esse título que foi aprovado pelos onze vereadores integrantes da Casa de Leis de Tocantinópolis e por toda a nossa comunidade", afirmou.

Durante o evento, o diretor da Comarca de Tocantinópolis, juiz Arióstenis Guimarães Vieira, falou em nome de magistrados, servidores e jurisdicionados da região. Além de parabenizar, o magistrado ressaltou os avanços alcançados pelo Judiciário tocantinense na atual gestão. "Hoje temos um Fórum com estrutura, os servidores trabalham com dignidade e o cidadão desfruta dos inúmeros benefícios proporcionados pela total digitação dos processos. Essa é a prova que é possível mudar a realidade e avançar de maneira ousada e moderna", concluiu.

Em discurso, o prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes Sousa, falou sobre a satisfação em fazer parte da solenidade. "O desembargador Ronaldo Eurípedes desde sempre mostrou competência no exercício do seu trabalho e sabedoria ao lidar com todos os desafios. Tenho certeza de que esse título é merecido", disse.

Em sua fala, o deputado estadual José Bonifácio relembrou momentos importantes da história de Tocantinópolis e completou dizendo que, "hoje os três poderes se reúnem para ver o nosso município receber de braços abertos um filho adotivo. Mas não um filho que recebe uma comenda honrosa somente como uma dádiva, mas um filho que viveu e cresceu conhecendo todos os cantos da nossa cidade".

Representando o governador do Tocantins, o procurador geral do Estado, Sérgio do Vale, falou sobre a importância da entrega do título ao magistrado. "Parabenizo o município pela escolha em legitimar o desembargador Ronaldo Eurípedes como filho dessa terra", ressaltou.

O membro do Tribunal de Contas, conselheiro José Wagner Praxedes, também prestigiou a solenidade e falou sobre a estreita relação do homenageado com Tocantinópolis. "Esse título vem para formalizar o sentimento de carinho que o desembargador Ronaldo Eurípedes sempre teve com a cidade", disse.

Homenagens

Além da bênção proferida pelo bispo da Diocese de Tocantinópolis, Dom Giovani Pereira de Melo, o evento também contou com a apresentação da Banda Municipal de Tocantinópolis, que regidos pelo maestro Dário Cardoso, executaram o Hino da Boa Vista em homenagem à memória histórica da cidade.

O presidente do TJTO, desembargador Ronaldo Eurípedes, também foi presenteado com a camisa oficial do Tocantinópolis Esporte Clube, time de futebol brasileiro da cidade.

Autoridades

Entre as autoridades locais que prestigiaram a solenidade, estavam os vereadores da Câmara Municipal de Tocantinópolis: Zullias Parente Amoury, Vicente Moraes, Pedro Pereira Mendes, Elson Ribeiro, José Raimundo Gomes, Eleny Araújo, Gerrival Alves, Francisco de Assis Gomes, Mardônio Vilanova e Raimundo Coelho Folha.

Também estiveram presentes no evento: O titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Tocantinópolis, juiz Helder Carvalho Lisboa; a juíza da Comarca de Araguaína, Umbelina Lopes Pereira Rodrigues; o subsecretário geral de Governo e Articulação Política, Cesarino Augusto Sobrinho; o secretário-crefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres, o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, capitão Fioravan Teixeira Silveira; o delegado regional da Polícia Civil, Tiago Daniel de Morais; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB ? Subseção de Tocantinópolis), Dayane Cristina Jácome; o advogado Renato Jácome, pioneiro no exercício da advocacia no município; e as representantes do Ministério Público e Defensoria Pública, Cynthia Assis de Paula e Isakyana Ribeiro de Brito, respectivamente.