Servidores municipais de Araguaína decidiram realizar paralisação de três dias.

Em assembleia geral na tarde desta segunda-feira (15) parte dos servidores do município de Araguaína decidiram cruzar os braços.  O motivo da paralisação é a falta de recebimento do salário, atrasado desde o 5º dia útil do mês.  A prefeitura informou que o atraso devido a falta de repasse do Governo do Estado.

A paralisação se estende pelo prazo de três dias, de acordo o Sisepar. Caso o pagamento não saia neste período, a previsão é de deflagrar greve. "Os Servidores só retornarão aos seus trabalhos, após todos receber o seu pagamento." Diz trecho da nota divulgada.

O Sindicato não informou quais categorias estão sem receber. Apenas disse que os da área da saúde estão entre eles.  "A partir de hoje só ficará trabalhando 30% dos servidores que estão sem pagamento. Os demais estarão aqui no Sisepar, estamos aguardando a administração nos procurar." Diz a nota.

Alguns servidores entraram em contato com o AN e reclamaram da pequena atuação do Sindicato.  Por duas vezes (ontem 15 e hoje 16) o Portal tentou fazer entrevista com o presidente do Sisepar, Carlos Guimarães Valadares, para falar sobre a situação dos servidores. Mas ele justificou que estava ocupado.  Já na tarde desta terça-feira, Carlos garantiu, em poucas palavras, que a paralisação está terminando, pois o município efetuará o pagamento.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Araguaína voltou a afirmar que a falta de repasses obrigatórios pelo Estado, referente ao ICMS e IPVA, acarretou no atraso do salário de dezembro, com vencimento no último dia 8.

"A previsão do Estado é de que o repasse seja efetuado nesta terça-feira, 16, e o pagamento dos outros servidores seja regularizado logo em seguida".

Segundo a Prefeitura, os servidores efetivos, contratados e comissionados das áreas da Educação, Saúde e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito, que contam com recursos de programas e fundos específicos, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Programa de Assistência Básica (PAB), Fundo de Segurança e Contribuição de Iluminação Pública (CIP), receberam seus salários no último dia 10. Já foram pagos R$ 3.808.823,69, o que representa quase 50% dos R$ 7.950.182,52 referentes à folha de pagamento total.