Servidores municipais de Araguaína decidiram realizar paralisação de três dias.

Os servidores do município de Araguaína, que estavam de braços cruzados, retornaram ao trabalho na manhã desta quarta-feira, 17. Eles estavam com salários atrasados e haviam iniciado a paralisação ao meio dia desta terça-feira (16), mas retomaram aos postos após receber o pagamento.

Segundo a prefeitura, o atraso ocorreu pelo fato de o Estado não repassar em dias as contribuições do ICMS e IPVA ao município. O presidente do Sisepar, Carlos Guimarães, disse ao AN que participou de uma reunião com secretários e representantes do município onde recebeu a confirmação do pagamento.

-- O movimento de paralisação foi encerrado. O pessoal vai retornar as atividades normais. (...) Porém, a gente deixou bem claro à administração que jamais vamos aceitar perseguições ou retaliações a questão dos servidores. (...) Se porventura ficar alguma sem receber, estamos aguardando aqui para tomar as providencias.

A paralisação foi parcial e incluiu apenas os servidores efetivos que estavam sem receber salários, cujo vencimento é o quinto dia útil do mês. De acordo com o Sisepar, apenas 30% deles trabalharam na tarde de ontem e os demais 70% estavam de braços cruzados. Por outro lado, segundo apurado pelo AN, os servidores comissionados ainda não receberam.

Em nota, na tarde desta terça-feira (16), a prefeitura de Araguaína informou que o atraso se deu por causa de repasses obrigatórios pelo Estado, dos valores referentes à arrecadação de tributos como ICMS e IPVA. O Estado repassou os valores nesta terça-feira, 16, e o pagamento dos outros servidores foi regularizado logo em seguida.