Antônio Batista da Silva Filho, vulgo;

Antônio Batista da Silva Filho, conhecido como "Dida", voltou à prisão nesta quinta-feira (18), após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é suspeito de planejar o estupro coletivo e a morte da professora Isabel Barbosa Pereira. O crime foi em 2009 em Xambioá, no norte do estado. A vítima tinha 34 anos e a conclusão da polícia é que houve motivação política para o homicídio.

Outras nove pessoas foram condenadas por planejar ou participar de alguma forma do crime. O caso chocou os moradores da cidade e teve grande repercussão no estado na época. A morte teria sido encomendada pelo marido da vítima, Sérgio Mendes da Silva. Ele é irmão de Antônio Batista.

A investigação apontou que o casal estava se separando e que o marido estaria com medo de que a professora revelasse um esquema de corrupção em que ele estava envolvido.

Ela foi morta em 28 de junho de 2009, após deixar uma boate flutuante durante a madrugada. O corpo foi encontrado a 300 metros da casa onde ela morava, coberto apenas por um pano. Outros membros da família de Sérgio Mendes também foram condenados por participar do assassinato.

Antônio Batista tinha conseguido o direito de responder ao processo em liberdade, mas o Supremo reverteu essa decisão e ele deve continuar preso até ser julgado.

Histórico

Isabel morreu no dia 28 de junho de 2009, após sair de uma boate que fica no cais de Xambioá e de propriedade de sua irmã, por volta das 2 horas da madrugada. Ela foi morta depois de levar várias pancadas na cabeça e arrastada até um lote baldio no centro da cidade, a cerca de 300 metros de sua casa, local onde seu corpo foi encontrado. A dona de casa estava com um pano sobre o corpo, despida e as roupas íntimas jogadas ao lado do corpo.

Motivação política

À época, uma representante do Ministério Público Federal (MPF) foi até a cidade para acompanhar as investigações e verificar o local onde a dona de casa teria sido morta. Também naquele período, o procurador regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), João Gabriel Morais de Queiroz, demonstrou preocupação com o caso, já que a vítima era esposa de Sérgio Mendes da Silva, peça central na ação de investigação contra o ex-prefeito da cidade, Richard Santiago (PMDB), cassado por compra de votos durante o pleito de 2008.

O ex-prefeito negou que tivesse qualquer envolvimento com a morte de Isabel e mostrou interesse que o assassinato fosse desvendado com urgência.