Natal de Luz premiará três empreendimentos na categoria comercial pela ornamentação de suas fachadas.

Foi publicado no Diário Oficial de Araguaína da última segunda-feira, 22, o resultado do Concurso Municipal Natal de Luz. Em sua primeira edição, a competição contou com inscritos apenas na categoria comércio ou indústria. A campeã do concurso, a empresa de iluminação Luminari, terá isenção de 70% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deste ano.

Mais duas empresas também terão descontos por terem ficado em segundo e terceiro lugares no concurso. O Restaurante e Pizzaria Via Filadélfia ganhará isenção de 50% no tributo pelo segundo lugar e o Instituto Harmonia terá 30% de desconto no IPTU pelo terceiro lugar.

"Por ser a primeira edição, ficamos satisfeitos em saber que as empresas abraçaram a vontade de ver a cidade mais ornamentada para receber os visitantes no fim de ano. Para este ano, esperamos ainda mais participações, inclusive dos moradores", afirmou o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira.

Natal de Luz

O concurso Natal de Luz foi criado com o objetivo de incentivar a ornamentação da cidade, tornando-a mais bela e atrativa para as festividades natalinas, além de estimular o resgate das tradições de Natal. Com tema livre, desde que apresentasse motivos natalinos, foram elegíveis as decorações em área externa (fachada, jardim, vitrine).

Os critérios de avaliação foram beleza, criatividade, inovação, identidade cultural e impacto visual da decoração diurna e noturna.

As decorações foram julgadas por uma comissão formada por sete membros, representantes dos seguintes órgãos e entidades: secretarias municipais da Educação, do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, do Planejamento e Tecnologia, do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), da Câmara Municipal de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara).

Concurso anual

De acordo com o regulamento, o concurso que será anual é destinado a todos os araguainenses, pessoas físicas ou jurídicas, que estejam em dias com suas obrigações fiscais. As inscrições são gratuitas e, em 2017, ficaram abertas no período de 12 a 21 de dezembro, no site da Prefeitura.

O tema da decoração nesse ano foi livre, desde que tivesse motivos natalinos. Só foram elegíveis as decorações em área externa (fachada, jardim, vitrine). A decoração deveria estar montada do dia 22 de dezembro até o dia 6 de janeiro, quando as equipes fizeram as avaliações.