Até meados do mês de fevereiro, estão previstas mais uma creche para 450 crianças, no Setor Nova Araguaína,

Foi prorrogado o período para matrículas de alunos novatos em creches e escolas municipais de Araguaína. São 2.900 vagas sobrando em escolas e creches municipais até que sejam preenchidas. A Secretaria Municipal da Educação disponibilizou 1.462 vagas para a Educação Infantil e 1.438 para o Ensino Fundamental.

O relatório das vagas disponíveis por unidade foi publicado na edição dessa terça-feira, 23, do Diário Oficial do Município. As vagas estão classificadas por período: berçário I e II, maternal I e II, e 1º e 2º períodos. O Centro Municipal de Educação Infantil Sítio Dona Benta, no setor Vila Azul, por exemplo, tem 176 vagas disponíveis do berçário II ao 2º período.

A quantidade de vagas é reflexo do investimento feito na Educação ao longo dos últimos cinco anos, quando foram destinados cerca de 40% do orçamento do Município. Com os investimentos, as vagas ofertadas em Araguaína dobraram de 12 para 24 mil. Entre ampliações e construções de novas unidades de ensino foram aplicados R$ 24 milhões.

"Isso é planejamento estratégico, um legado para o Município. Nós somos referência na Região Norte, o único município do Tocantins com vagas sobrando na Educação Infantil, que é o maior gargalo das redes públicas. E estamos à frente mesmo comparando com a capital, Palmas, onde os pais precisam fazer triagem porque não há vaga para todos", citou o secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira.

Mais vagas

Até meados do mês de fevereiro, estão previstas para ser entregues mais uma creche, com capacidade para 450 crianças, no Setor Nova Araguaína, e uma escola com capacidade para 400 alunos, no Setor Monte Sinai.

A Rede Municipal possui 30 creches e 35 escolas na zona urbana e outras 13 escolas na zona rural, além da Reciclarte - Escola de Artes de Araguaína. Todas as unidades do Município possuem ar-condicionado nas salas, inclusive as da zona rural.

Desde o início das matrículas, foram disponibilizadas 6.500 novas vagas. Sendo 2.400 vagas para alunos na Educação Infantil, 2.200 para alunos do Ensino Fundamental, 900 para alunos do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) e 1.000 vagas para a Reciclarte - Escola de Artes.

Qualidade

Foram ampliados e reformados 18 centros de Educação Infantil e cinco foram reconstruídos. Também foram ampliadas e reformadas seis escolas de Ensino Fundamental e 10 novas unidades foram entregues para a comunidade com padrão de excelência. Ainda estão em construção 10 novas escolas e creches.