Entre as aves resgatadas estão: 10 ararajubas (R$ 42 mil cada) e 22 araras vermelhas, ambas estão ameaçadas de extinção

Pai e filho foram presos na tarde desta quarta-feira (24) na BR-153, em Cariri do Tocantins, sul do estado, após serem flagrados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 79 aves silvestres, muitas delas ameaçadas de extinção.

Paulo de Souza Calmon, 71 anos, e seu filho Rodrigo de Barros Calmon, 30 anos, saíram da rodovia para alimentar as aves e deixaram o carro no acostamento. Uma equipe da PRF passou pelo km 716 da BR-153 quando percebeu os dois homens saindo da mata.

Os policiais foram até local e encontraram diversas caixas com aves silvestres sem qualquer documentação mantidas em cativeiro. A PRF, eles contaram que  pegaram as aves estado do Pará e estariam retornando para Belo Horizonte/MG, onde residem.

Entre as aves encontradas estão 42 curiós, 5 papagaios, 10 ararajubas (42 mil cada) e 22 araras vermelhas (15 mil cada), ambas estão ameaçadas de extinção. Além de um pássaro da espécie coleirinha. Segundo a PRF, se fossem vendidas no mercado negro, as aves valeriam cerca de R$ 860 mil.

As araras ainda são filhotes e as duas espécies apreendidas estão em risco de extinção.

Conforme o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), os animais serão enviados para Palmas. Após passar por triagem e avaliação médica, as aves serão enviadas para o estado de origem, onde devem ser devolvidas à natureza.

Os suspeitos foram levados para a Central de Flagrantes e autuados pelo crime de tráfico de animais. Segundo a PRF, os dois suspeitos já foram detidos em Goiás também traficando animais silvestres.