Repórter Elder Alves da Silva

Em nota, a imprensa de Araguaína se manifestou sobre o episódio envolvendo o repórter Elder Silva, preso pela Deic na última sexta-feira, 9. O documento, divulgado nesta quarta-feira, 14, é assinado por 13 representantes de veículos de comunicação e de programas locais.

O documento ressalta que a imprensa de Araguaína não compactua com  qualquer ato de ilegalidade ou que atente contra a ética jornalística. Por outro lado,  frisa que não fará qualquer julgamento prévio sobre a culpabilidade de Elder,  sem que seja assegurado o devido processo legal.  E,  sobretudo, "os princípios do contraditório e da ampla defesa."

-Desse modo, cabe única e exclusivamente ao Poder Judiciário, em sua missão constitucional, se pronunciar sobre a sua culpa, já que a inocência é presumida até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.   Diz a nota, que também ressalta o relevante serviço prestado à imprensa em Araguaína. "Sempre desempenhando com maestria o seu trabalho, não cometendo nenhum ato que desabonasse a sua conduta."

A nota menciona a formação de Elder Silva e  pontua  que esse "episódio trata-se de um fato isolado na vida pessoal e profissional do repórter." Diz que a prisão do repórter não afeta a relação profissional e institucional entre imprensa e forças de segura. "De modo que continuarão sendo noticiados com o devido rigor jornalístico, respeito e seriedade ao cidadão, todos os fatos socialmente relevantes, doa a quem doer e sem temor a qualquer tipo de retaliação." Finaliza.

Prisão

Elder foi preso pela DEIC na tarde da última sexta-feira, em Araguaína. Segundo a polícia, ele enviou um áudio ao seu primo Edinei Lopes da Silva, avisando sobre uma operação.  Edinei foi preso por tráfico de drogas, juntamente com mais duas pessoas.  E o objetivo de Elder, segundo a PC, era livrar Edinei da prisão.

A informação da Polícia é que Elder foi até a sede da DEIC, pegou informações alegando que ia fazer uma matéria. Inclusive, tirou fotos dos dois presos. Entretanto, ele não estava trabalhando em nenhuma emissora, e teria enviado um áudio ao primo e fotos, alertando-o que também era alvo da operação.

No entanto, Edinei já estava preso quando o alerta chegou. Diante disso, a PC foi até a casa do repórter e o prendeu em flagrante. O áudio, que segundo a PC, foi enviado por Elder ao primo, foi anexado ao processo. Ele foi autuado pelo Art. 37 da Lei de Drogas, por colaborar como informante. A pena prevista é de 2 a seis anos de reclusão.

 NOTA ? IMPRENSA DE ARAGUAÍNA A imprensa de Araguaína, diante do recente episódio envolvendo o repórter Élder Silva, preso por suspeita de repassar informações de operação policial ao primo suspeito de envolvimento com tráfico de drogas, vem a público informar que não compactua com qualquer ato de ilegalidade ou que atente contra a ética jornalística, contudo, não faz, e nem fará, qualquer julgamento prévio sem que seja assegurado o devido processo legal e, sobretudo, os princípios do contraditório e da ampla defesa. Desse modo, cabe única e exclusivamente ao Poder Judiciário, em sua missão constitucional, se pronunciar sobre a sua culpa, já que a inocência é presumida até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Ressaltamos que o repórter Élder Silva tem relevantes serviços prestados à imprensa araguainense, já tendo atuado no Programa Agora (Tomaz Xavier); Rota (Magna Cavalcante), Lucas Lima na TV, Band Cidade, rádios, portais de notícias, sempre desempenhando com maestria o seu trabalho, não cometendo nenhum ato que desabonasse a sua conduta. Élder é também administrador de empresas, bombeiro civil e profissional Coach. A imprensa ressalta que esse episódio trata-se de um fato isolado na vida pessoal e profissional do repórter e também na história da comunicação araguainense. Esse fato, de forma alguma, afetará a relação profissional e institucional entre os profissionais de imprensa e as forças de segurança, de modo que continuarão sendo noticiados com o devido rigor jornalístico, respeito e seriedade ao cidadão, todos os fatos socialmente relevantes, doa a quem doer e sem temor a qualquer tipo de retaliação. Araguaína, 14 de fevereiro de 2018

Portal AF Notícias ? Arnaldo Filho

TV Líder Canal 20 ? Silene Borges

Programa Lucas Lima na TV ? Lucas Lima

Portal Araguaína Notícias ? Fernando Almeida

Programa Rota ? Magna Cavalcante

Portal Fatos e Notícias ? Geovane Pereira

Programa Agora ? Tomaz Xavier

Balanço Geral Record ? Vanderlan Gomes

Primeiro Jornal ? Márcia Costa

Site No Drible ? Abdon Barbosa

Band Cidade ? Flávio Leal

Araguaína Urgente ? Rodrigo Magalhães

Programa Bem + - Cleide Nunes