PSB do pré-candidato ao Governo, Carlos Amastha, pediu desculpas por nota equivocada sobre IPTU de Palmas.

O PSB do pré-candidato a Governo, Carlos Amastha, pediu desculpas na tarde desta segunda-feira (19) por divulgar uma informação falsa. A "Fake News" foi noticiada pela manhã e comemorava uma suposta decisão do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) em que havia negado liminar e mantido o reajuste do IPTU em Palmas. Entretanto, a tarde, o TJTO desmentiu a informação e o PSB de Amastha pediu desculpas após.

A decisão era atribuída ao desembargador João Rigo Guimarães e comemorava. "Derrota a intenção do vereador Lúcio Campelo de ampliar a politização da questão do imposto neste ano. Opositor da gestão municipal de Palmas, o vereador, além de combater a ação da Prefeitura na Câmara de Palmas, é aliado do pré-candidato a governador Ronaldo Dimas." Dizia release divulgado.

O texto ainda acrescentava uma fala do vereador de Palmas, Tiago Andrino. "A politização de temas cruciais para a sociedade é ato de oportunismo. Ainda mais em ano de eleições, é uma prática usual de oportunismo político de alguns, infelizmente. Não esperávamos outra coisa de gente que quer o poder a todo custo o poder pelo poder. Mas, o Judiciário, com coerência, negou esse pedido de liminar e vai ouvir a Prefeitura, que trata o tema com a maior responsabilidade e respeito ao cidadão", comentou o parlamentar.

Porém, na tarde o Tribunal de Justiça se manifestou sobre o caso, desmentiu a informação e explicou que foi apenas uma movimentação do processo. "Sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 0002648-96.2018.827.0000 o Tribunal de Justiça do Tocantins esclarece que não houve decisão e, sim, um despacho feito pelo desembargador João Rigo Guimarães, na última quinta-feira (15/02)". Informou o TJ por meio de nota.

Além disso, explicou. "Relator do processo, ele solicita informações ao presidente da Câmara Municipal de Palmas e ao prefeito da Capital e, somente após decorrida esta etapa, é que o pedido liminar de tutela de urgência será analisado pelo desembargador para ser referendado pelo Tribunal Pleno."

Após a nota do TJ, o PSB de Amastha pediu desculpas pelo que chama de equivoco. "O PSB no Tocantins esclarece que, por equívocos de interpretação prestados à sigla, divulgou erroneamente que o Tribunal de Justiça havia negado liminar na ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) que questiona a cobrança do IPTU."

--O PSB, publicamente, pede desculpas a todos os veículos de comunicação e profissionais de imprensa de Palmas e do Estado pelo equívoco e reforça que não houve intenção alguma de divulgar notícias inverídicas.

A sigla ressalta a deliberação prudente no despacho do desembargador João Rigo Guimarães. O PSB, entretanto, segue com a total confiança no Judiciário tocantinense que tal propositura solicitada ao Tribunal será negada.