Curso aborda o cenário político e econômico atual, contabilidade de caixa, captação de clientes, análise de perfil dos sócios e funcionários.

A Prefeitura de Araguaína capacitará 20 jovens empreendedores para potencializar seus negócios, incentivando o desenvolvimento econômico local. O projeto Moçada da Comunidade tem como objetivo diminuir a vulnerabilidade de jovens de 18 a 29 anos. O curso é oferecido pela Diretoria da Juventude da Secretaria Municipal da Educação.

As aulas serão realizadas na Biblioteca Pública Municipal Anacleto José da Silva "Conterrâneo" e terão início no dia 5 de março, com carga horária de 30 horas, sendo cinco encontros com duração de seis horas cada. Após sua conclusão, o grupo passará por incubação de 90 dias, acompanhado e instruído por profissionais de áreas da administração, além das reuniões mensais de mentoria com um consultor de empresas habilitado pelo Conselho Regional de Administração (CRA).

Seleção

Os interessados em participar do curso devem procurar a Diretoria da Juventude, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Bernardo Sayão, nº 499, sala 205, ou entrar em contato pelos telefones da diretoria 99955-3728 ou 3411-5604.

  Linguagem

O curso aborda o cenário político e econômico atual, contabilidade de caixa, captação de clientes, análise de perfil dos sócios e funcionários, técnicas de pesquisa de campo e demais títulos necessários para o empreendedor. Usando linguagem diferenciada para os 10 módulos de estudo, como: "O dono da parada sou eu", "Cai pra dentro do que ainda não existe" e "O melhor e mais barato é comigo".

"Os professores são capacitados pela Secretaria Nacional de Juventude. O curso tem uma linguagem e metodologia especial já preparada para esse serviço. Eu acredito que isso é um diferencial para manter a atenção do estudante e ajudar a alavancar o negócio desses alunos", informa o coordenador municipal da Juventude, Hellyson Miranda.

  Mais benefícios

A Diretoria Municipal da Juventude tem como objetivo o desenvolvimento do jovem com ações e práticas diferenciadas dando suporte à diversidade. Os trabalhos da divisão começaram em 2017, com a realização do Festival de Música da Juventude e implantação da Identidade Jovem, a ID Jovem.

A ID Jovem é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos para jovens de 15 a 29 anos. Também vagas gratuitas ou com desconto de 50%, no mínimo, no transporte interestadual convencional de passageiros, por ônibus, comboio ferroviário ou embarcação.

Em 2018, o Moçada da Comunidade é o primeiro projeto colocado em prática. Ele faz parte do projeto Inova Jovem, que tem objetivo de diminuir a vulnerabilidade de jovens de comunidades que atualmente não têm acesso ao trabalho formal. Também combater a violência aos jovens com idade de 15 a 29 anos, por meio de ações afirmativas voltadas para o empreendedorismo.