Vice-governadora afirma que são necessários estudos mais aprofundados sobre os impactos do projeto

Em participação no Fórum e Encontro de bacias hidrográficas do Tocantins, na tarde desta segunda-feira, 26, a vice-governadora Claudia Lelis se posicionou contrária ao projeto que prevê a transposição do rio Tocantins.

"Cuidar dos nossos recursos hídricos é uma prioridade na nossa gestão. Tivemos a oportunidade de trazer pela primeira vez, para o Tocantins, o debate sobre esse projeto que tanto tem repercutido e que é de interesse direto da população tocantinense", afirmou.

 O projeto de lei nº 6569/2003 é de autoria do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) e prevê a interligação das águas do rio Tocantins com o Rio Preto, para assegurar a navegação desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas.

 Para a vice-governadora, são necessários mais estudos sobre o projeto e seus impactos, ressaltando que a dificuldade hídrica também é uma realidade vivenciada no Tocantins, não estando em posição de abrir mão deste tipo de recurso.

 "Embora o Tocantins seja privilegiado em recursos hídricos, vários municípios, não só no sudeste do Estado, sofrem com a falta de água. Nos solidarizamos com as comunidades nordestinas que sofrem com à estiagem. No entanto, para o governador Marcelo Miranda e para mim, enquanto vice-governadora, o interesse do Estado e, principalmente, da população tocantinense vem sempre em primeiro lugar", concluiu.

 Debate

 Além da vice-governadora, o debate durante o Fórum contou com a presença do autor do projeto, representantes de comitês de bacias hidrográficas, pesquisadores, Ongs e ambientalistas.

 Fórum Mundial da Água

 A programação, que segue até a esta terça-feira, 27, também engloba a mobilização para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorre de 18 a 23 de março em Brasília (DF).