ermo de cessão do espaço foi assinado pelo governador Marcelo Miranda, a reitora da Unitins e o secretário da Administração

Um espaço de referência universitária em Palmas. É o que deve se tornar a região dos Câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na Capital, que passará a contar também com a Universidade Corporativa do Estado do Tocantins (Unicet) dentro do espaço da Unitins.

O Termo de Colaboração Técnica e Compartilhamento de Espaço Público, que trata da cessão de uso, foi assinado na manhã desta quarta-feira, 07, pelo governador Marcelo Miranda, a reitora da Unitins, Suely Quixabeira, e o secretário de Administração, Geferson Barros, em solenidade no Palácio Araguaia.

Com a medida, os Câmpus Universitários das três instituições ofertarão numa só localidade cursos de graduação, pós-graduação, além de ações e projetos de Pesquisa e Extensão. A Unitins abrigará a Unicet no térreo do Bloco C do Câmpus, oferecendo espaços mais adequados ao Ensino.

 Segundo o governador Marcelo Miranda, a medida é positiva ao cidadão tocantinense ao agregar na mesma localidade cursos de formação, habilitação e qualificação, implicando no convívio mais próximo e positivo entre acadêmicos da graduação da Unitins e da UFT com servidores públicos que serão atendidos pela Unicet.

O governador ressaltou, ainda, que a medida atende também ao princípio da eficiência, primando pela economicidade na Gestão, já que o Governo do Estado eliminará as despesas com aluguel do prédio onde atualmente funciona a Unicet, otimizando o aproveitamento das instalações da Unitins, cujo Câmpus em Palmas é sede própria. "É um exemplo muito claro de que estamos seguindo o caminho certo", enfatizou Marcelo Miranda em referência às ações de Gestão que visam reduzir as despesas em todas as pastas.

 A reitora Suely Quixabeira destacou que a Unitins é parceira da Unicet desde a implantação, desenvolvendo o ambiente de aprendizagem da Universidade Corporativa e compartilhando sua plataforma virtual de aprendizagem com Unicet. "Agora fortalecemos ainda mais essa parceria abrigando a Unicet dentro das dependências do Câmpus da Unitins em Palmas, contribuindo diretamente para o fortalecimento e a qualificação dos servidores do Estado", destacou a reitora.

 Geferson Barros também lembrou que a Secad, por meio da Unicet, já tem uma parceria com a Unitins para utilização dos laboratórios e do estúdio de TV para gravação das videoaulas da Unicet. Segundo ele, "a ida para o prédio da Unitins é, primeiro, uma medida de economia, já que sairemos de um prédio onde pagamos locação para um prédio gratuito; e acima de tudo é uma forma de termos um espaço mais adequado para nossos alunos terem suas aulas e participarem das suas atividades"

Considerando o engajamento do governador Marcelo Miranda com a oferta do ensino superior público de qualidade no Tocantins, a reitora da Unitins completou: "Nós teremos ali um espaço de referência universitária com a presença da Unitins, UFT e Unicet, todas juntas com a missão maior de contribuir com o desenvolvimento do Estado do Tocantins nas suas múltiplas dimensões. Assim, as universidades unidas estarão também cumprindo de fato o seu papel".