Capacitação será ministrada junto às disciplinas da grade curricular para alunos dos 4º e 5º ano

A inclusão da Educação Financeira nas escolas municipais de Araguaína coloca mais uma vez a cidade à frente de diversos municípios do País. Com dois anos de antecedência do que está previsto pelo Ministério da Educação, a implantação da disciplina já neste ano nas séries finais da primeira fase do Ensino Fundamental, 4º e 5º anos, tornará possível que as crianças da Rede Municipal tenham aulas de empreendedorismo.

O anúncio foi feito em reunião realizada na última sexta-feira 9 pelo prefeito Ronaldo Dimas, que recebeu em seu gabinete o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Tocantins, Omar Hennemann. Eles discutiram a ampliação do Projeto Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), já desenvolvido nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, em parceria com as duas instituições.

O projeto, implantado em 2015, já capacitou mais de 14 mil alunos e, neste ano, inovará com a inclusão da Educação Financeira. Mais de quatro mil crianças participam do projeto em 2018.

Conhecimento aplicado

A Educação Financeira será inserida de forma conjunta às demais disciplinas da grade curricular, como matemática e português. Para isso, professores, coordenadores e diretores da são instruídos por aulas e apostilas do Sebrae. Nesta edição do JEEP, Araguaína sediará uma palestra regional sobre as inovações na Educação, ministrada pela diretora técnica do Instituto Crescer, Luciana Allan. Ao final do processo, os alunos realizarão uma feira para aplicar o conhecimento.

"Esperamos trabalhar toda a carreira escolar do aluno. As pessoas esperam que o Estado lhes garanta o emprego e que o concurso seja a melhor saída. Precisamos capacitar esses jovens para que na idade adulta estejam prontos para trabalhar de maneira empreendedora. O que ajuda também na geração de renda e gira toda a cadeia produtiva", comentou o diretor técnico do Sebrae no Tocantins, Higino Júlia Piti.

Empreendedorismo x drogas

O secretário municipal da Educação, Jocirley Oliveira, ainda lembrou que Araguaína precisa de pessoas capacitadas e com olhar diferenciado como cidadãos. "Por isso, a Educação trabalha desde cedo projetos como o JEPP e o combate às drogas, por exemplo. É um projeto a longo prazo, que poucos municípios dão atenção e que vamos colher os frutos lá na frente. As crianças de hoje são os empreendedores de amanhã".

Reconhecimento nacional

Como resultado dos investimentos feitos na melhoria das condições de trabalho, na valorização dos professores e na estrutura das escolas, Araguaína tem sido premiada a nível nacional pela evolução nos seus índices educacionais. O Prêmio Excelência em Educação recebido do Instituto Ayrton Senna em 2015 e o Prêmio Excelência em Gestão Pedagógica e em Infraestrutura em 2016 são exemplos desse avanço.

Uns dos motivos da conquista foram a evasão zero na primeira fase do Ensino Fundamental e o salto no índice do Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB) de 4,3 em 2007 para 5,4 em 2013.