Governador Marcelo Miranda (MDB)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, enviou para publicação de pauta e julgamento o recurso do processo que pede a cassação do diploma do governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice-governadora Cláudia Lélis (PV).

O recurso foi impetrado pelo Ministério Público Federal e pela coligação "A mudança que a gente vê", do ex-governador Sandoval Cardoso (SD), adversário de Marcelo Miranda na disputa pelo Governo do Estado em 2014.

Na ação, o governador e sua vice são acusados de cometer crimes de abuso de poder econômico, político e de autoridade, além de captação e gasto ilícito de recursos financeiros (Caixa 2) na campanha eleitoral de 2014 no episódio da aeronave apreendida em Piracanjuba (GO) com R$ 500 mil e panfletos de campanha.

Em março de 2017, o julgamento do recurso foi suspenso por um pedido de vistas do atual presidente do TSE. A ministra Luciana Christina Guimarães Lóssio, relatora do processo e que votou pela absolvição de Marcelo Miranda alegando que ele não tinha conhecimento dos ilícitos, já deixou o TSE.

Agora, o processo deve ser retomado na sessão da próxima terça-feira (20).