Curso extracurricular será realizado no campus de Palmas

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) vai realizar um curso de extensão sobre a democracia no Brasil diante do "golpe de 2016", ocorrido com o impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

O curso de extensão será realizado no campus de Palmas nos meses de abril e maio de 2018 e terá várias palestras de professores da instituição. Também estarão presentes o suplente de senador pelo PT, Donizete Nogueria; o deputado estadual Paulo Mourão (PT); e o presidente do PCdoB no Tocantins, Nésio Fernandes.

O curso será realizado através do Observatório de Políticas Territoriais e Educacionais da UFT, coordenado pelo professor Adão Francisco de Oliveira, ex-secretário de Estado da Educação. Segundo ele, o objetivo é oportunizar aos participantes o entendimento do atual cenário político.

"A ideia é permitir aos interessados elementos conceituais para se compreender com precisão o que está acontecendo no cenário político hoje no Brasil", disse.

Os interessados em participar devem solicitar a inscrição pelo e-mail educ1integral2@gmail.com. Segundo o professor Adão, o curso ocorrerá sempre nas terças-feiras, das 18h40 às 22h00, no Auditório da Reitoria (bloco IV), do campus de Palmas.

Entre os temas das palestras estão "análise e conjuntura no contexto do golpe em curso"; semelhanças e particularidades "do AI-5 de 1968 à intervenção Militar de 2018"; "o papel da mídia nos golpes da República Brasileira";  e "a organização da extrema-direita frente ao golpe de 2016".

Ainda serão discutidos assuntos sobre o feminismo, gênero e "direitos civis e políticos da Constituição de 1988 sob ameaça".