Residencial Irmã Dorothy fica localizado no Bairro JK e beneficiará 36 famílias

Durante entrega do Residencial Irmã Dorothy nesta terça-feira (20) em Araguaína, o superintendente da Caixa no Tocantins, Vandeir Ferreira, destacou que a cidade possui o maior número em construção de moradias populares do Estado. Das 13.862 casas populares do Tocantins, 6.200 delas estão em Araguaína. Isto é, 44% do total.

Gurupi aparece em segundo lugar, com (18,7% e a capital Palmas em terceiro (17,9%). "São 13.862 casas no Tocantins gerando investimentos na ordem de R$ 728.693.971, 76, sendo que Araguaína está à frente com 6.200 unidades. Em Gurupi são 2.599 casas e na capital são 2.485 mil" ressaltou o superintendente.

O Residencial Irmã Dorothy, entregue ontem, faz parte do primeiro condomínio popular fechado do Tocantins. Ele foi viabilizado por meio de parceria do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) com a Prefeitura de Araguaína e a Caixa Econômica Federal (CEF). A parceria se repete na construção de mais 500 casas no Residencial Primavera Norte, próximo ao setor Costa Esmeralda.

Na solenidade, o prefeito Ronaldo Dimas falou da importância de cada um dos agentes envolvidos para que o empreendimento pudesse ser construído. "Essa área pertencia ao Governo Federal, mas com a negociação de todos e da Secretaria de Patrimônio da União no Tocantins, foi possível a construção. Não tem nada que dê mais segurança a uma família que ter o seu próprio teto. Agora, essas famílias estão tendo essa oportunidade do próprio lar", destacou.

Dimas lembrou que mais 1500 casas devem ser construídas em parceria com o MNLM. O Residencial Vila Verde será ao lado da Vila Azul e aguarda apenas liberação do Ministério das Cidades para que a construção seja iniciada.

O Coordenador do MNLM no Tocantins, Bismarque Roberto Miranda, destacou que o projeto cumpre um papel social pela moradia urbana. "Essa é uma luta diária para que todos tenham onde morar e nos projetos contamos com o apoio da Prefeitura. Mesmo com a crise econômica, o Município é o que mais constrói casas. Estamos muito felizes  porque aqui as pessoas vão viver em comunidade e ter mais qualidade de vida", afirmou.

Primeiro lar

Maria Ivoneide Alves Rosa, 58 anos, sempre morou de aluguel. Emocionada, chegou a ajoelhar-se diante das autoridades quando recebeu a chave de sua residência. "Eu estou muito feliz, é um sonho realizado. Não cabe no peito a emoção que estou sentindo. Agora tenho a minha casa", disse.

Quem também nunca teve um teto é Josiane Ribeiro, ela irá morar com os dois filhos, Marcos Paulo e Manoel Neto. "Eu não tenho marido, sou diarista e morava de aluguel. Era muito difícil. Ganhar essa casa é uma benção, estou muito feliz".

Presentes

Marcaram presença na solenidade de inauguração, o superintendente da SPU no Tocantins, Lúcio Alfenas; o vice-prefeito Fraudneis Fiomare; a secretária municipal da Habitação, Fernanda Ribeiro; vereadores, secretários e outras autoridades. (Com informações da Ascom Araguaína)

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/39194/condominio-popular-fechado-com-36-casas-sera-entregue-nesta-terca-em-araguaina/