Vereador Marcus Marcelo (PR) pediu urgência na implantação das unidades.

O vereador Marcus Marcelo (PR), presidente da Câmara Municipal de Araguaína, aproveitou a presença do secretário Municipal de Saúde, Jean Coutinho na sessão ordinária desta terça-feira (20), para cobrar do município a instalação da Clínica Veterinária Municipal e do Centro de Esterilização de Caninos e Felinos, ambos de sua autoria.

De acordo com o vereador, a clínica será destinada a atender cães, gatos e outros animais de pequeno porte, para procedimentos como exames, castrações, vacinação, partos e atendimentos clínicos.

O Centro de Esterilização de Caninos e Felinos fará o controle populacional e de zoonoses, exercido mediante a prática da esterilização cirúrgica promovida pela Secretaria Municipal de saúde através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com Marcus Marcelo, tanto a clínica como o centro de esterilização são questões de saúde pública e precisam ser implantados com urgência pelo executivo, o vereador lembra ainda que a saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal. "Precisamos cuidar da saúde dos animais, pois existem diversos tipos de doenças que afetam as pessoas e podem ser transmitidas pelos animais, dentre as que mais acometem principalmente às crianças, estão às verminoses, micoses, sarnas, raiva, Leishmaniose e toxoplasmose", finalizou.

O secretário, que estava na Câmara para apresentar o relatório detalhado do 3º Quadrimestre de 2017 da Saúde do município, disse que paralisou a construção do Centro de Esterilização no ano passado por falta de orçamento.

O secretário disse ainda que falta pouco para concluir a obra do Centro de Esterilização e que já tem montada toda a estrutura de como será o atendimento e que antes de junho  deverá retomar os trabalhos para finalmente entregar a população no começo do segundo semestre. Em relação a Clínica Veterinária, o secretário afirmou  que ficará para um segundo momento.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/27739/marcus-marcelo-visita-obra-e-destaca-importancia-do-centro-de-esterilizacao-de-caes-e-gatos-em-araguaina/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/4136/aprovado-pl-que-cria-clinica-veterinaria-municipal/