Apagão registrado em Palmas, Tocantins

Um apagão atingiu todos os nove Estados do Nordeste, além do Amazonas, Pará e Tocantins, na tarde desta quarta-feira (21), segundo a Eletrobras. As capitais desses Estados enfrentam problemas de energia desde as 15h50.

Nas redes sociais, usuários relataram problemas nos Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Ainda não se sabe as causas do apagão. A Eletrobras Distribuição Alagoas confirmou a falta de energia no Estado e confirma que um "blackout atingiu toda a região Nordeste na tarde desta quarta-feira (21).  A Distribuidora monitora a situação junto ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco confirma a queda de energia, mas não explica o motivo. A Companhia energética do Rio Grande do Norte confirma também apagão nos 167 municípios do Estado.

Em nota, a  Energisa informou que um problema técnico na Usina de Belomonte interrompeu o fornecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste. Conforme informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), as causas ainda não foram identificadas. Ainda segundo o ONS, não há previsão de restabelecimento.

A Energisa está de prontidão para que, assim que o sistema for normalizado, o fornecimento nos estados afetados seja restabelecido o mais breve possível e em segurança.