Usina de Belo Monte causou o apagão

Em nota à imprensa nesta quarta-feira (21), a Energisa informou que um problema técnico na Usina de Belo Monte interrompeu o fornecimento de energia para as regiões Norte, Nordeste e parte do Sudeste. Conforme informações da agência Routers, a falha em um linhão de Belo Monte teria provocado o problema.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), ainda não confirmou a causa de imediato. E ainda não há previsão de restabelecimento. Por volta das 16h50, a energia foi restabelecida em Araguaína e Gurupi, mas a capital Palmas continua sem luz no fim desta tarde.

A Distribuidora Energisa Tocantins informou que "está de prontidão para que, assim que o sistema for normalizado, o fornecimento nos estados afetados seja restabelecido o mais breve possível e em segurança."

O apagão atingiu todos os nove Estados do Nordeste, além do Amazonas, Pará e Tocantins, na tarde desta quarta-feira (21), segundo a Eletrobras. As capitais desses Estados enfrentam problemas de energia desde as 15h50.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco confirma a queda de energia, mas não explica o motivo. A Companhia energética do Rio Grande do Norte confirma também apagão nos 167 municípios do Estado.

Em nota, Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) informou que por volta das 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW. "Majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento."

"Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste." Explica a nota.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Informou também que as equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. "As causas de desligamento estão sendo investigadas.  Novas informações serão atualizadas tão logo estejam disponíveis." Finaliza a nota.

Leia +

http://araguainanoticias.com.br/noticia/39365/apagao-atinge-tocantins-e-mais-11-estados-do-norte-e-nordeste/