Em Araguaína, estudantes da Escola Estadual Jorge Amado participam de palestras.

Estudantes de diversas escolas de Araguaína receberam, durante toda esta semana, equipes da BRK Ambiental que, em alusão ao Dia Mundial da Água, apresentaram palestra com conteúdo voltado às boas práticas de consumo e à importância do saneamento básico para a saúde e a qualidade de vida. A iniciativa contou com entrega de materiais com dicas de consumo consciente e preservação ambiental.

Ilana Noronha, Engenheira responsável pela operação em Araguaína, a visita às escolas é parte de uma ação coletiva. "Como concessionária, nosso papel é de oferecer sempre a informação adequada para que a população possa conhecer as boas práticas. E as crianças, certamente, são o público mais receptivo, que colabora com o meio ambiente e a sustentabilidade e também cobra em casa o mesmo comportamento de sua família", esclarece.

Nesta sexta-feira, 23, fechando a programação, os alunos da Escola Municipal Salomão Cardoso estão recebendo o evento. Também foram visitadas as escolas estaduais Jorge Amado, no último dia 21, e João Guilherme Leite Kunze, ontem, 22.

Todo esse interesse dos alunos ficou evidente durante uma entrevista concedida por Ilana para o aluno Devyth Lopes Rodrigues da Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze. Deyvith visitou as instalações da BRK Ambiental em Araguaína e também tirou as dúvidas sobre o tratamento da água para torná-la portável, além de como funciona a distribuição de água.

Para Ana Célia Sousa Barros, coordenadora da escola, a visita é essencial. "Foi uma oportunidade única. Foi maravilhoso proporcionar às crianças o encontro com a equipe da empresa e também levar de volta para a escola todo o conhecimento recebido".

Segundo o Instituto Trata Brasil, mais de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada. Já o acesso ao serviço de coleta e tratamento do esgoto só é uma realidade para apenas metade da população do país. Para que a universalização aconteça, são estimados investimentos de cerca de R$ 20 bilhões ao ano até 2033, quanto a meta seria alcançada de acordo com o Plano Nacional de Saneamento do Governo Federal.

No Tocantins, 99,99% da população é abastecida com água tratada e a coleta de esgoto já é uma realidade para cerca de 35% dos moradores. O Estado também desponta com o diferencial do tratamento do esgoto coletado: 100% dele é tratado antes de ser devolvido aos mananciais. A BRK Ambiental investirá cerca de R$ 1,2 bilhão, nos próximos cinco anos, para elevar o índice de atendimento no Estado.

 Visitas

 A visita às escolas continua durante a semana seguindo o cronograma abaixo. Para solicitar a visita das equipes da BRK Ambiental, o responsável pela instituição de ensino em Araguaína pode entrar em contato através do telefone (63) 3411-6100.