Alunos e professoras do Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira fazem blitz educativa.

Para lembrar a população sobre o uso consciente da água, alunos, professoras e equipe gestora do Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho de Araguaína realizaram uma blitz educativa, na Av. Filadélfia, em frente ao Centro Universitário UNITPAC, na quarta-feira 21.

A ação faz parte do projeto "Água: cada gota vale muito". A iniciativa das professoras de Biologia, Ciências e Química ? , NelcyvâniaPatr?cia Santos, Raylene Moura e Dayane Pires ? levou para a Av. Filadélfia alunos do 9º ano e da 3ª série do ensino médio.

Os alunos distribuíram panfletos informativos aos pedestres, motociclistas e motoristas sobre meios de economizar água e consequentemente evitar o desperdício. A ação contou com apoio da Patrulha Escolar da PM e da Agência Municipal de Segurança de Transportes e Trânsito ? ASTT.

Segundo as professoras, a ideia de realizar o projeto surgiu após a equipe analisar dados da Agência Nacional das Águas (ANA), através da Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2017. Conforme o levantamento, em 2015 os reservatórios do Velho Chico, do Tocantins-Araguaia e demais regiões hidrográficas do Brasil registraram os menores volumes do período. Mais de 48 milhões de pessoas foram afetadas por secas (duradoura) ou estiagens (passageiras) no país, entre 2013 e 2016.

Somente em 2016, ano mais crítico em impactos para a população, 18 milhões de pessoas foram afetadas por fenômenos climáticos que causam escassez de água, sendo que 84% dos impactados viviam no Nordeste.

As professoras defendem que estes números preocupantes servem para mostrar a importância de racionar água no dia a dia. E para isso se faz necessário um plano de ação que viabilize a economia de água, seja ela de menor ou maior grau.

O projeto ressalta que "o desperdício de água vem da falta de conhecimento das pessoas no que se refere aos recursos hídricos no Brasil e no mundo. E é por isso que este projeto deverá apresentar para os alunos do Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho e para a população Araguainense uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação a falta de água".

A culminância do projeto "Água: cada gota vale muito!", está prevista para dia 6 de abril. De acordo com organização, haverá apresentações de teatros, danças, fantoches, poemas e paródias abordando o tema. E ainda contará com a doação de garrafas de água aos alunos, feitas pela empresa Nosso Lar.

Inclusive, o uso de garrafas na sala de aula vem sendo trabalhado desde o início do ano como forma de diminuir as saídas frequentes ao bebedouro e ainda evitar o desperdício de água. Já que uma quantidade de água considerável vai pelo cano toda vez que o aluno bebe.

Uma simples atitude que contribuirá para o uso racional da água.