Delegado José Rérisson Macêdo Gomes.

O delegado José Rérisson Macedo Gomes, titular da Delegacia de Homicídios de Araguaína,  avalia disputar uma vaga de deputado nas eleições de 2018.   Ele é filiado ao PSDB, mas está aberto a migrar para outra sigla e endossou o slogan da pré-candidatura de Ronaldo Dimas (PR), "O Tocantins tem Jeito."

Em entrevista ao AN, Rérisson falou de suas pretensões na política e as bandeiras a serem defendidas na possível disputa. Além de tecer críticas ao atual cenário político do Tocantins, com a cassação do Governador Marcelo Miranda (MDB) e defendeu que "o interesse público deve sobrepor ao interesse particular."

Confira a íntegra da entrevista

AN) O senhor divulgou nesses dias que há muito tempo é filiado ao PSDB. Mas agora, por que pretende entrar na política, digamos, de modo mais ativo sendo um candidato?

Sim. Estamos avaliando essa possibilidade com muita serenidade, vez que a conjuntura política atual cobra a participação efetiva das pessoas de bem na política, em contrapartida a tantos escândalos que tem se visto nos últimos anos, onde pessoas eleitas pelo povo buscam agir tão somente em seus interesses particulares, deixando de lado a razão pela qual foram eleitos de servirem com retidão aos interesses da coletividade.

AN) Caso seja candidato, quais serão as bandeiras defendidas?

Da moralidade, do respeito ao cidadão, onde o interesse público deve sobrepor ao interesse particular.   Que o cidadão tenha direito e dignidade no atendimento à saúde. Na Segurança Pública que lhe seja assegurado o direito de ir e vir sem ser molestado, ou seja, a certeza de os pais de família e seus filhos sairão de casa e poderão retornar aos seus lares em Paz. Fiscalizar a gestão pública de forma que os recursos públicos alcancem seus propósitos em oportunizar melhorias aos cidadãos, coibindo atos de corrupção e desvios de finalidade que equiparam-se a verdadeiros atos de genocídios que levam a morte milhares de brasileiros todos os anos, por ausência de saúde, infraestrutura básica e segurança.

AN) Como avalia o atual cenário político no Tocantins diante da cassação do governador Marcelo Miranda?

Vejo com muita preocupação por termos dentro do mesmo ano duas eleições, com gastos vultosos ante um estado que já se encontra em grandes dificuldades financeiras, não diferente a situação de vários outros entes federados. Espero que Deus nos ilumine para que possamos eleger o que houver de melhor para conduzir os destinos do nosso Povo.

AN) Em comentário no Facebook, o senhor usou a expressão "Tocantins tem jeito", slogan da pré-campanha de Dimas. Neste sentido, haveria a possibilidade de disputar a eleição como deputado na possível coligação de Ronaldo Dimas?

Faço coro com essa afirmação do prefeito e amigo Ronaldo Dimas por também entender que o Tocantins tem jeito sim e que só depende de cada um de nós enquanto eleitores, fazendo boas escolhas para nos representar no cenário político em todos os seus níveis. O momento é muito delicado, por isso não temos o direito de errar. É imprescindível que escolhemos livremente de paixões o que houver de melhor, onde espero que as pessoas de bem desse estado ponham seus nomes a disposição dos eleitores para concorrerem a todos os cargos, concedendo mais opções de escolha ao cidadão eleitor. As pessoas de bem, tem o dever ético e moral de retomar o cenário político e expurgar da política os seus mal feitores.

AN) Algo mais que gostaria de acrescentar?

Quero agradecer a todas as manifestações de apoio que tem chegado a nossa pessoa, que só aumenta nossa responsabilidade na tomada de uma decisão que venha de encontro aos reais interesses das pessoas de bem do nosso Estado. É muito gratificante ter o reconhecimento e o apoio popular após tantos anos dedicados a servir o nosso povo, no âmbito da segurança pública, enquanto Delegado de Polícia Civil. Registre-se ainda, que a sociedade brasileira clama por mudanças e essa mudança começa a partir de cada um de nós quando da escolha dos nossos representantes, não diferentemente do que se tem visto em nosso Estado, através das mais variadas manifestações populares, através das redes sociais. Que Deus olhe e tenha misericórdia do nosso Povo.

Perfil

Delegado Rérisson Macêdo, 56 anos de idade, abraçou o Tocantins como sua terra mãe há 26 anos, sendo natural de Fortaleza-CE. Bel. em Direito, pós Graduado em Segurança Pública e Docência do Ensino Superior, Delegado de Polícia Civil do Estado do Tocantins de Classe Especial, conta com 37 anos de serviço público, dos quais 17 anos como Delegado de Polícia Civil. Casado, pai de três filhos, residente e domiciliado na cidade de Araguaína, tendo experiência na vida pública, por ter sido eleito e assumido mandatos eletivos nos cargos de vice-prefeito e prefeito municipal na cidade de Riachinho (Região Norte do Estado). Tendo ocupado cargos de chefia na Segurança Pública (Foi Delegado Regional de Polícia Civil em Araguaína, Diretor de Polícia do Interior e Superintendente da Polícia Civil, cumulativamente).

Atualmente é Titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa em Araguaína, onde desempenha suas funções institucionais sempre se pautando pela ética, honestidade e compromisso com as missões que lhes foram confiadas, levando a prisão centenas de criminosos, para que prestassem contas à Justiça Estadual dos crimes praticados. Como operador do Direito devemos sempre buscar a promoção da Justiça.