Sistema batizado de Pluvieta tem baixo custo, fácil instalação e operação

Com uma unidade piloto instalada no Bloco F, do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o professor e pesquisador Francisco Sousa desenvolveu um sistema de tratamento de água da chuva a partir da sua tese de doutorado sobre desenvolvimento de sistemas alternativos e individuais de abastecimento de água desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande na Paraíba.

Dentre as características de sistema batizado de Pluvieta, destacam-se o baixo custo, fácil instalação e operação, além do pouco peso do equipamento, volume ocupado e facilidade de transporte.  Segundo o pesquisador, priorizou-se a não utilização de equipamentos sofisticados e sem uso de energia elétrica, funcionando completamente com base na gravidade promovida pela energia potencial gravitacional da altura da cota do pé-direito do telhado até a entrada do sistema.

A Pluvieta pode ser instalada tanto na zona urbana com rural e nos diversos tipos de edificações. "A Pluvieta é simples e contempla todas as unidades operacionais inerentes a uma Estação de Tratamento de Água clarificada", explica o pesquisador que vem desenvolvendo, aplicando e replicando essa ideia em várias comunidades na Paraíba e aqui no Tocantins.

Sistema

A Pluvieta é uma Estação de Tratamento de Água de Chuva e o equipamento já está concebido para produção em escala industrial para disponibilização dos interessados. Sobre seu funcionamento, o sistema é composto por quatro etapas: Segregação das primeiras águas, decantação, filtração e desinfecção. Possui selo e freio hidráulico.

Os componentes que fazem parte da estação foram concebidos, confeccionados e testados pelo pesquisador, a exemplo do clorador e do filtro diagonal submerso autolimpante. Os reatores tiveram o seu projeto e foram construídos em fibra de vidro com gelcoat, consorciado com uma indústria de Palmas.