A Clínica-Escola Mundo Autista de Araguaína é modelo para outros Municípios brasileiros. Profissionais que lidam com autistas em Imperatriz, no Maranhão, puderam conhecer um pouco mais sobre a escola, no 2º Fórum da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo de Imperatriz (Afagai). O evento aconteceu no último sábado, 7, e participantes falaram sobre o desejo de construir uma clínica-escola, nos mesmos padrões araguainenses, naquele município.

O Fórum teve como tema: "Em busca de novas práticas terapêuticas e pedagógicas para efetivação e foco no resultado do tratamento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA)"

Uma das palestrantes do Fórum foi a diretora de Ensino Especial da Secretaria Municipal de Educação de AraguaínaAna Paula Sousa de Oliveira da Silva. "Foi muito gratificante apresentar um projeto tão importante para a gestão municipal, que visa proporcionar qualidade em atendimentos voltados para o desenvolvimento de todos os alunos com TEA", disse.

De acordo com a diretora, a discussão sobre a implantação desse serviço em outras regiões do país é fundamental para a melhoria do atendimento voltado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista. "Buscamos levar a nossa experiência e contribuir para que serviços como este sejam reconhecidos e valorizados, pois apesar dos grandes desafios, temos conquistado excelentes resultados no processo de inclusão escolar dos alunos atendidos na Clínica Escola".

Clínica Mundo Autista

Em 2016, foi fundada a Associação Mundo Autista em Araguaína. No mesmo ano, a Prefeitura de Araguaína criou a Clínica-Escola Mundo Autista, a terceira no Brasil e primeira na região Norte.  Administrada pela associação, a clínica atende a aproximadamente 450 pessoas com algum grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e cerca de 200 usuários, com terapias e consultas médicas, atendidos mensalmente.