Governador Marcelo Miranda

O recurso interposto pela defesa de Marcelo Miranda (MDB) será julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta-feira, 12. Caso o resultado anterior seja mantido, o governador deixará o Palácio Araguaia e o presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS), vai reassumir o cargo interinamente. Além disso, será realizada eleição direta, com um custo de R$ 15 milhões.

Marcelo foi cassado pelo TSE em 22 de março e retornou no último sabádo 7 de abril. Isso porque o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, concedeu na última sexta-feira (6) liminar suspendendo a cassação do governador e da vice, Cláudia Lélis (PV). Mendes também determinou a suspensão da eleição suplementar.

Já o Ministério Público Eleitoral (MPE) recomentou ao TSE que mantenha o mesmo entendimento do julgamento anterior. Isto é, que o mandato de Marcelo seja cassado, que ele deixe o cargo e o TRE-TO realize eleiçao suplementar. Já os embargos declaratórios, interposto pela defesa do governador, pede a permanência de Marcelo no cargo até que se esgote todos os recursos no pleno do STF.

Os recursos, denonimados embargos, são utilizados pela defesa para esclarcer pontos contraditórios ou obscuros da decisão. Entretanto, na avaliação de juistas, o resultado deve ser mantido o anterior. Porém no meio político, existe a expectativa de algum ministro do TSE pedir vistas e o julgamento ser adiado. Com isso, Marcelo ficaria por mais tempo no cargo.

Marcelo Miranda foi cassado em 22 de maço pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral por abuso de poder econômico na eleição de 2014. O caso envolve um avião apreendido com R$ 500 mil e 4 kg santinhos dele em Piracanjuba (GO).

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/40426/mp-eleitoral-se-manifesta-pela-rejeicao-dos-embargos-de-marcelo-e-claudia/

http://araguainanoticias.com.br/noticia/40337/fux-intima-mpe-e-da-3-dias-para-manifestar-sobre-cassacao-de-marcelo-e-claudia/