O carro chefe do projeto é a ginástica laboral, mas existem outras dinâmicas como massagem em grupo, relaxamento e meditação

Doenças cardiovasculares e emocionais estão entre as principais causas de enfermidades do Século XXI. Para diminuir os riscos entre os funcionários das escolas da rede municipal de ensino, a coordenação municipal de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação iniciará, a partir da próxima semana, o projeto Qualidade de Vida na Educação, levando atividades recreativas e acompanhamento do bem-estar aos servidores de três escolas públicas municipais.

As três escolas atendidas inicialmente serão Manuel Lira (Nova Araguaína), Tereza Hilário Ribeiro (Setor Raizal) e José Ferreira Barros (Céu Azul), contam com um total de 170 servidores. De acordo com a coordenadora do projeto, Jacyene Duarte Queiroz, o atendimento acontecerá durante o período letivo. "As turmas são divididas. Enquanto uma acompanha os alunos, a outra participará das atividades do projeto".

A coordenadora ainda informa que um dos objetivos do projeto é reduzir o número de atestados médicos na rede municipal de ensino. "Nós já realizamos um levantamento para saber quais as principais demandas. A maioria tem muito esforço repetitivo em sala de aula. Também são mulheres que têm suas casas para cuidar e acabam não tendo tempo para refletir sobre a própria qualidade de vida".

Atividades

O carro chefe do projeto é a ginástica laboral, mas existem outras dinâmicas como massagem em grupo, relaxamento e meditação. "Procuramos passar o equilíbrio entre alimentação, relacionamento pessoal, atividade física e mudanças de comportamento, incentivando exames preventivos e o abandono de maus hábitos, como o cigarro".

E equipe já deu uma demonstração na escola municipal Tereza Hilário para conhecer a aceitação dos funcionários. A coordenadora pedagógica Giseli Dias Figueira disse que ação é importante para combater o sedentarismo e o comodismo. "Foi muito legal. Todo mundo vai gostar se as atividades acontecerem no começo da manhã, para o pessoal despertar. É bom ter um momento para relaxar".