Gerência de Ações Sobre Drogas é premiada pela colaboração e parceria nas ações pontuais do Proerd

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) foi premiada na manhã desta quarta-feira, 18, no 5º Seminário Tocantinense do Proerd, que prossegue até esta quinta-feira, 19, no Quartel Geral da Polícia Militar, em Palmas. A premiação foi direcionada à Gerência de Ações Sobre Drogas, pela colaboração e pela parceria nas ações pontuais do Proerd no Tocantins. O seminário comemora a formação de 400 mil alunos desde o lançamento do projeto.

Durante a solenidade de premiação, o gerente de Ações Sobre Drogas da Seciju, José Américo Junior, destacou a troca mútua entre a pasta e a Polícia Militar, na prevenção e na educação quanto ao uso de drogas. "A base para o não ingresso do jovem ao uso de drogas está na família e na escola. As ações parceiras têm contribuído para esclarecer e dialogar com crianças e adolescentes sobre a problemática das drogas de forma lúdica. Além disso, as ações conjuntas contribuem para uma sociedade mais justa e longe das drogas", afirmou José Américo.

A Gerência de Ações sobre Drogas, por meio do Projeto Prevenir, realiza ações em parceria com a Polícia Militar em diversos municípios do Tocantins. "São atividades que levamos para as escolas, com apresentações circenses, que ilustram e facilitam o diálogo com os estudantes sobre álcool e outras drogas, fortalecendo as ações já desenvolvidas pelo Proerd", explica José Américo Júnior.

Outras ações da gerência estão voltadas para a reinserção social e tratamento, com atendimentos e rodas de terapia comunitária. "Também estamos selecionando projetos para serem desenvolvidos no âmbito da Política Estadual sobre Drogas, buscando avanços, fortalecendo as políticas públicas e direcionando ações que contemplem tratamento, prevenção e reintegração social", pontuou o gerente.