Ala do MDB conta com Gilmar Mendes para determinar retorno de Miranda ao Palácio.

O MDB do ex-governador Marcelo Miranda decidiu neste sábado (21) suspender a convenção marcada para este domingo (22).  A legenda espera que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, determine novamente o retorno de Marcelo ao Palácio Araguaia.

Com essa decisão, o partido fica de fora da eleição para governador, pela primeira vez desde a criação do estado, em 1988.

Em nota assinada pelo presidente do diretório estadual do MDB, Derval de Paiva comunicou a decisão. A legenda criticou a cassação do governador Marcelo, ocorrida em março deste ano pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE.   Disse que foi "injusta, arbitrária" e defendeu que "volte a reinar" a estabilidade institucional no estado do Tocantins.

"O MDB acredita no restabelecimento do mandato popular que foi legitimamente outorgado nas urnas, voltando a reinar no Tocantins a estabilidade institucional, o desenvolvimento e o bem estar social." Diz trecho da nota do partido. A decisão foi tomada por unanimidade dos presentes, a saber:  deputados Nilton Franco, Jorge Frederico e Valdemar Júnior. Além de Moisés Avelino, do presidente Derval de Paiva e da Executiva Estadual.

A nota além de anunciar a desistência do partido, faz críticas à eleição suplementar a ser realizada dia 3 de junho.  E justificou que esse foi o motivo para o MDB ficar de fora pela primeira vez, deste a criação do estado em 1988, de uma eleição para governo do Tocantins.

"Não concordamos com a realização das eleições suplementares, tão somente inconvenientes quanto danosas aos interesses de nossa sociedade e ainda em respeito ao sentimento público de enorme reprovação das mesmas, fica cancelada a Convenção Extraordinária".  Diz o documento.

Nos bastidores, a expectativa é que o ministro Gilmar Mendes determine pela segunda vez o retorno de Marcelo ao Governo do Estado. Com isso, a eleição suplementar ficaria suspensa ou até mesmo cancelada. E Marcelo ficaria até o fim do mandato, em 31 de dezembro deste ano.

Aliados contam como certa a decisão de Gilmar.  Por outro lado, Dulce Miranda se fortalece no MDB, pois ela foi contrária a maioria do partido em fazer aliança com o senador Vicentinho (PR).  Enquanto marcelistas contam com a decisão de Gilmar, os demais partidos definem alianças e escolhem os nomes para governador e vice para o mandato tampão.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/41070/aliados-contam-com-gilmar-mendes-para-marcelo-retornar-e-cancelar-eleicao-suplementar/