Vereador Alcivan (PP) apresenta moção pela morte do sargento Jandres.

Em nota, a Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO) juntamente com outras 11 associações militares declararam apoio ao nome do vereador Soldado Alcivan (PP) para vice do governador Mauro Carlesse (PHS) na eleição suplementar de 3 de junho.

O vereador de Araguaína foi indicado para a vaga pelo Partido Progressista, através do deputado federal Lázaro Botelho e da deputada estadual Valderez Castelo Branco, e vem crescendo nas negociações. Porém, o Democratas também está reivindicando a indicação. Devido a esses impasses, a chapa do governador interino é a única que ainda não está fechada.

A situação precisa ser definida até as 19h desta segunda-feira (23), data limite para o registro das chapas no Tribunal Regional Eleitoral.

As associações afirmaram que têm observado os nomes ventilados para compor as chapas que disputarão as eleições e não há como não "abonar o apoio às indicações de militares". A nota também parabeniza as lideranças políticas pela iniciativa de estabelecerem alianças com representantes militares nas articulações para o Governo do Estado.

Nesse contexto, as associações destacaram a candidatura coronel Edvan de Jesus na chapa de Márlon Reis (Rede) e do sargento Jenilson, na chapa de Marcos Souza (PRTB), e pediram que sejam mantida a indicação do vereador Soldado Alcivan como vice de Carlesse.

"Nós da Polícia Militar sabemos que é de extrema importância termos uma pessoa que conhece a farda, que lutou pelos direitos da classe, que ficou preso por causa dessa luta, em um cargo político de grande influência. Por isso, considerando o histórico de luta na Polícia Militar e o conhecimento político como parlamentar por três legislaturas, solicitamos que se mantenha a candidatura do soldado Alcivan a vice- governador", destacou.

NOTA

"Como sabemos, a Polícia Militar é uma das mais importantes instituições da Segurança Pública, tendo como missão a preservação, a manutenção e a restauração da segurança e da ordem pública. Neste contexto, a sociedade depende de uma total estabilidade política e social, e a representatividade das mais diversas classes é importante em todos os cenários.

Portanto, nós representantes das entidades vinculadas à Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO) temos a obrigação de nos manifestarmos neste momento de instabilidade política estadual, tornando público o nosso posicionamento para estas eleições suplementares. Observando os nomes que têm sido ventilados para compor as chapas que disputarão estas eleições, não há como não abonar o nosso apoio às indicações de militares, assim como parabenizar as lideranças políticas pela iniciativa de estabelecerem alianças com representantes militares nas articulações para o governo para o nosso Estado. Desta forma, a FASPRA-TO saúda o senhor Marlon Reis que terá como vice o Coronel Edvan de Jesus, o senhor Marcos de Sousa pela escolha do Sargento Jenilson como vice, e o senhor Mauro Carlesse pela indicação do Soldado Alcivan. Nós da Polícia Militar sabemos que é de extrema importância termos uma pessoa que conhece a farda, que lutou pelos direitos da classe, que ficou preso por causa dessa luta, em um cargo político de grande influência. Por isso, considerando o histórico de luta na Polícia Militar e o conhecimento político como parlamentar por três legislaturas, solicitamos que se mantenha a candidatura do Soldado Alcivan a vice- governador.

Portanto, agradecendo a indicação dos outros dois militares, reforçamos à toda imprensa o nosso apoio ao nome do parlamentar Soldado Alcivan ao cargo de vice-governador do Estado".

Dão Fé, e assinam esta nota:

Associação dos Praças Militares do Estado do Tocantins (APRA-TO)

Associação dos Praças e Servidores Militares do Estado do Tocantins (ASPRA GURUPI)

Associação Independente de Cabos e Soldados e Demais Praças do 7º e 3º BPM (ASSICASOL)

Associação dos Cabos e Soldados de Colinas (ACS COLINAS)

Associação dos Cabos e Soldados do 5º BPM do Estado do Tocantins (ACS PORTO NACIONAL)

Associação dos Militares de Paraíso e Região (ASMIPAR)

Associação dos Militares da Região de Dianópolis (ASMIRD)

Associação dos Praças e Bombeiros Militares de Araguaína (APA)

Associação dos Praças do Bico (ASPRA BICO)

Associação dos Militares de Arraias (AMA)

Associação de Cooperação Estudos e Defesa Jurídica dos Bombeiros Militares (ACEJBM/TO)

Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins