Carlesse determina contenção de despesas de custeio e de pessoal do Estado.

A gestão de Mauro Carlesse colocou em prática as medidas de austeridade para corte de despesas de custeio e de pessoal. Na noite desta terça-feira (25), foi publicado no Diário Oficial do Estado a exoneração de quase três mil funcionários, entre comissionados e temporários.

Só na Secretaria da Administração foram extintos 1.929 contratos. Além de outros 714 servidores do quadro de assessores especiais que tiveram as exonerações anunciadas na sexta-feira (20), mas que ainda não tinham sido identificados nominalmente pelo governo. A lista dos funcionários dispensados pode ser conferida no Diário Oficial de terça, 24.

A demissão em massa faz parte do Ajuste Fiscal e Adequação Econômica (Ajusto)  criado pelo governador interino Mauro Carlesse. O documento foi assinado na última sexta-feira (20) e determina contenção de despesas de custeio e pessoal do poder Executivo Estadual.

O ajuste prevê cortes por meio de: redução de gastos com pessoal, energia, água, viagens, diárias, telefonia fixa e móvel, e despesas com transporte, incluindo consumo de combustível.

A expectativa do governo é de economizar até R$ 36 milhões com a folha de pagamento. Mesmo com as expressivas exonerações, o secretário Sandro Henrique ressaltou que os cortes não vão afetar os serviços ofertados à população. "Todos os serviços para a população serão mantidos com plena qualidade. A população jamais perderá a qualidade nos serviços. Esse é um ponto fundamental da nossa decisão", disse ao anunciar o plano de austeridade.

Leia+

http://araguainanoticias.com.br/noticia/41053/um-dia-apos-reassumir-governo-carlesse-exonera-cerca-13-mil-comissionados/ http://araguainanoticias.com.br/noticia/41043/carlesse-corta-60-de-despesa-com-servidores-contratados-e-40-em-cargos-de-comissao/