Parcerias com os Governos Federal e Estadual ajudam a levar obras de qualidade a mais bairros de Araguaína

A Prefeitura de Araguaína está retomando, neste mês de maio, as obras de infraestrutura que precisaram ser paralisadas ou desaceleradas por conta do grande volume de chuvas que atingiu a região. Com o início do período de estiagem, o primeiro trabalho a ser intensificado é a recuperação asfáltica de ruas da região Norte da cidade. Outras regiões, como a Oeste e a Central da cidade também terão continuidade dos trabalhos.

Desde 2013, já foram executados mais de 400 quilômetros de asfalto novo de qualidade e manutenções de ruas em mais de 50 setores da cidade. É o maior programa de pavimentação do Estado do Tocantins.

Frentes de serviço

Na região Norte, especificamente nos setores Neblina, Dom Orione, São Pedro, Itapuã e Planalto foram revitalizados oito quilômetros, com aplicação de nova capa asfáltica de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), processo que não necessita de um período longo de secagem e tem durabilidade de até 10 anos.

Atualmente, as equipes trabalham nas ruas Olinda, Jataí, Anhanguera e Gaspar Dutra. O recapeamento vai recuperar vias de acesso importantes entre os bairros até as margens da Rodovia Belém-Brasília, a BR-153. Após a manutenção do trecho, as equipes seguirão realizando mais obras nas proximidades.

Na região Oeste da cidade, nos setores Itatiaia, Jardim das Palmeiras, Jardim Esplanada, Aeroviário, São Miguel e Oeste, já são 19,5 quilômetros de asfalto novo. Os trabalhos fazem parte de uma parceria da Prefeitura e Governo Federal por meio da Caixa Econômica Federal. De acordo com o levantamento da Secretaria da Infraestrutura, o contrato já está com 93% de obras finalizadas.

Parceria com o Estado

Uma parceria com o Estado está levando infraestrutura a mais bairros. A exemplo dos trabalhos já realizados no setor Maracanã e Itaipu, os setores Araguaína Sul 2 e São João devem iniciar a retomada das obras de recapeamento nos próximos dias. Os trabalhos chegarão também ao setor Patrocínio, Santa Terezinha.

  Mais saneamento

Desde 2013, Araguaína recebeu 309,4 quilômetros de rede de esgoto, quase o equivalente à distância de Araguaína a Palmas. Executadas pela BRK com supervisão da Prefeitura por meio da Secretaria da Infraestrutura, as obras contemplam ainda a implantação de calçadas com acessibilidade.

Os 22 setores totalmente atendidos são: Vila Couto, Topázio, Imaculada Conceição, Jardim Siena, Vila Aliança, Senador, Jardim América, Dona Nelcia, Rodoviário, George Yunes, Anhanguera, Martin Jorge, São Miguel, Jardim das Palmeiras, Cruzeiro, São Pedro, Jardim Esplanada, Parque do Lago, Lago Azul 1, 3 e 4. E mais cinco parcialmente atendidos: Vila Azul, Vila Norte, Araguaína Sul, São João e Centro.