Dia das Mães pode ser lucrativo para todos os segmentos do comércio de Araguaína

Aproveitar o Dia das Mães para aquecer as vendas da empresa é uma tarefa fácil para alguns segmentos do comércio como lojas de roupas, calçados, joias, perfumaria, floriculturas, eletrodomésticos e docerias. Enquanto isso, empresários de ramos não tão ligados à data, como materiais de construção e supermercados, pegam carona nesse barco do presente materno de um jeito mais estratégico e fora do convencional.

É o que conta Cícero Batista, sócio do Mundo das Construções: "O Dia das Mães também é uma data para um presente mais ousado e diferente, como uma reforma na casa da mãe ou aquela melhorada no acabamento do banheiro conforme desejo da esposa. E é assim que pensamos em explorar esse momento especial", relata o empresário.

Dados animadores

Segundo uma pesquisa feita pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína - ACIARA com 110 empresas dos mais variados segmentos, o Dia das Mães é uma data importante para 68% delas e a expectativa de aumento nas vendas em relação ao ano anterior atinge 66% dos entrevistados.

Além disso, 54% pretendem investir em promoções e ofertas, 7% em sorteios próprios e 26% querem ampliar a divulgação. A presidente da ACIARA, Hélida Dantas, considera que o Dia das Mães é um momento em todo o comércio pode ser favorecer e gerar lucro com ações estratégicas. "O empresário que consegue ver essa oportunidade tende a se diferenciar no mercado. E é isso que a ACIARA tenta fomentar no espírito empreendedor de Araguaína", finalizou.

Presentes inovadores

Com a casa reformada, imagina ganhar uma máquina de lavar roupa para inaugurar a lavanderia! Cleomar Cardoso é sócio do supermercado A Econômica e conta que sorteios de cupons e promoções no sábado que antecede à data são ações que resultam no aumento de 5% a 10% das vendas do período comemorativo.

"É uma oportunidade para estreitar o relacionamento com nossos clientes e aquecer nossas vendas. O Dia das Mães é a segunda data de mais movimentação na nossa loja, perdendo apenas para o Natal", revela Cleomar.

Investir em promoções pontuais e aproveitar o espírito afetivo que a data desperta é a estratégia para oportunizar vendas. "Nosso segmento não está ligado a presentes instantâneos, mas no momento em que as pessoas estão mais abertas a gastar, elas podem colocar uma reforma como prioridade de investimento e como um presente que tenha mais custo benefício", pontua Cícero.

Ainda sobre promoções, Cleomar disse que foca em mídia para anunciar que na véspera do domingo das mães, a loja promoverá sorteio para quem estiver presente e isso tem dado certo há 3 três anos. "Temos um movimento positivo durante todo o ano, mas desde que adotamos métodos de premiar nossos clientes, conseguimos aumentar a captação e a movimentação no estabelecimento. Hoje, o dia das mães não passa em branco", acrescentou o empresário.