Alunos da Escola Municipal Olavo Bilac assistiram atentos às explicações do palestrante Cícero Ferreira

A Prefeitura de Araguaína realiza várias ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.  Desde o último dia 7, escolas municipais, estaduais e outras entidades vêm recebendo palestras educativas sobre o tema. As ações fazem parte da campanha nacional Faça Bonito.

Na tarde de ontem, 15, os alunos da Escola Municipal Olavo Bilac assistiram atentos às explicações do palestrante Cícero Ferreira, ele alertou que em qualquer sinal suspeito é preciso denunciar. "Vocês podem procurar o Conselho Tutelar, Delegacia da Infância e do Adolescente ou ligar no Disque 100".

O estudante Lucas Alexandre Siqueira contou que já presenciou um caso de abuso sexual. "Vi uma coleguinha sendo agarrada a força e contei logo pra mãe dela".

A ação é uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e Diretoria de Proteção Especial, com a parceria da Secretaria de Saúde, Ordem dos Advogados de Araguaína (OAB), subsecção Araguaína, Vara da Mulher, estudantes de psicologia e outros.

Campanha Faça Bonito

A campanha chama a atenção para graves violações dos direitos da criança e do adolescente e convoca toda a sociedade a participar das discussões, da luta em defesa dos direitos. Todas as crianças e adolescentes têm direito ao desenvolvimento sexual saudável de forma segura e protegida.

Instituído em 2000, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, vem manter viva a memória nacional sobre a responsabilidade da sociedade em garantir os direitos de suas crianças e adolescentes. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.

A data remete à morte da menina Araceli Sanches, de 8 anos, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitória (ES), o caso até hoje está impune. O símbolo da campanha, uma flor amarela, lembra os desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Em Araguaína, além das palestras realizadas ao longo das duas últimas semanas, o dia 18 de Maio será marcado por distribuição de material informativo, das 8 às 19 horas, em vários locais estratégicos como o setor Barros, Costa Esmeralda, Praça das Bandeiras, Via Lago e Centro.

Disque 100

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Programação   Dia 16 (quarta-feira) Período matutino ? Escola Municipal Santa Tereza (Assentamento Grande Paraíso); Período matutino/ Vespertino ? Escola Espírita André Luiz (Avenida B Qd.11 Morada do Sol II); Escola Estadual João Guilherme Leite Kunze (R. São Pedro S/N São Miguel); Escola Municipal Professora Josefa Dias da Silva (Rua dos Jatobás, Araguaína Sul); Escola Estadual Norte Goiano (Rua Mato Grosso, 328, Entroncamento); Dia 17 (quinta-feira) Período matutino/ Vespertino ? Escola Municipal Santos Dumont (Assentamento Manoel Alves); Escola Estadual Vila Nova (Rua Vianópolis S/N Vila Norte); Escola Municipal Francisco Bueno de Freitas (Rua Rita Monteiro. 96, Maracanã); Escola Municipal Luiz Gonzaga (Av. Adolfo Junior Qd.22 Lt.06 CE IV Costa Esmeralda); Escola Municipal Moderna (Rua Rodoviária, 81, Setor Barros); Dia 18 (sexta-feira)

Período matutino/ Vespertino ? Escola Municipal Dr. Simão Lutz Kossobutzki (Rua das Jaqueiras, 340. Araguaína Sul)

Escola Municipal Domingos Sousa Lemos (Rua dos Girassóis. 15, Setor Ana Maria)

CEI- Teresa Hilário Ribeiro (Rua Sucupira S/N Araguaína Sul).