Candidata ao governo pelo PDT, Kátia Abreu em reunião na Vila Azul em Araguaína.

A candidata ao governo Kátia Abreu (PDT) escolheu a Vila Azul para realizar sua primeira reunião aberta ao público em Araguaína, na noite desta quinta-feira (17). Para mostrar sua força política, Kátia levou ao palco os prefeitos de Gurupi e Porto Nacional, cidades com o 3º e 4º maior eleitorado do Estado, além de deputados e lideranças regionais.

Os aliados defenderam o apoio a Kátia por ser a mais preparada. Citaram a atuação dela como senadora, reforçando que mesmo saindo de um estado pequeno assumiu posições de liderança nacional, como a presidência da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e o Ministério da Agricultura.

O primeiro a declarar apoio foi o presidente de bairro da Vila Azul, Sr. Valdenizio. "Com a ajuda de Kátia, reduziu em 50% o valor das prestações das casas da Vila Azul. Também foi a senhora que colocou uma grande emenda para o colégio de tempo integral, no valor de 12 milhões". Afirmo o morador sendo aplaudido pela comunidade.

Terciliano

Em seguida, o anfitrião do evento, vereador e pré-candidato a deputado estadual Terciliano Gomes disse que escolheu Kátia porque dentre os candidatos ela "é o melhor nome".

"Tem coragem de discutir a carga tributária. Teve coragem de ficar do lado dos mais necessitados, porque ela foi contra a reforma trabalhista. Aqui é campeã de emendas em Araguaína. Se tem clínica de reabilitação, é porque tem emenda de Kátia". E alfinetou "diferente daqueles que arrancou 45 milhões".

Apoio de prefeitos

Já o prefeito de Porto, Joaquim Maia, que há três dias aderiu à campanha de Kátia, defendeu que o "Tocantins precisa passar por movimento de geração de oportunidades, de construção.(...) Não queremos governador de tapinha nas costas. Chegou a hora de fazer a diferença. Entendemos que Kátia vai fazer a diferença. Tem vontade, tem amor pelo Tocantins. Chegar a ser ministra, é porque tem competência".

O aliado da região sul, prefeito de Gurupi Laurez Moreira, contou que abraçou a campanha de Kátia porque ela vem se preparando ao longo dos anos e conhece o estado de norte a sul.

"Acredito nessa mulher. Se preparou. A frente da Faet fez um belo trabalho. Sair de um estado pequeno, foi ministra. Conhece a necessidade do grande, mas também sabe do pequeno. Tá preparada pra qualquer trabalho".

Quem também esteve no palanque foi o ex-prefeito de Palmas e pré-candidato ao senado Raul Filho. Ele frisou que Kátia tem "pulso forte para colocar o estado nos trilhos". Sem citar nome, deu indiretas a tríplice aliança em Araguaína em torno de Carlesse. "A Política mudou. Quando a gente vê a maioria das lideranças com um candidato, parece que a população não quer seguir".

Discurso de Kátia

Ao discursar, Kátia agradeceu pela presença do público, apresentou seu vice, o empresário Antonio Costa e disse que em seu governo o "vice não vai ficar de enfeite. Vai trabalhar e ajudar a governar o Tocantins".

Ela reforçou sua trajetória na política e representatividade da mulher. Citou que dentre os 81 senadores, apenas 13 são mulheres e se diz orgulhosa por fazer parte deste grupo.

Afirmou que já destinou R$ 26 milhões de emendas para Araguaína. Citando que o recurso foi obras como o Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos, já em funcionamento, e para a Ferinha. Além de emenda de 12 milhões da escola de tempo integral, que "infelizmente deu problema com a construtora", mas o recurso tá garantido.

A candidata se apresentou como a mudança, afirmou que "não adianta fazer campanha suja e querer fazer governo sério". "Temos projeto diferente para o estado, não queremos esse ciclo vicioso, queremos entrar num ciclo virtuoso".

Disse que se eleita, "não vão me ver reclamando do [governo] anterior. Sei a situação do estado". Ela prometeu construir o Hospital Geral de Araguaína com recursos próprios. "Com orçamento de 7 bilhões, não é possível que não se tire 100 milhões pro hospital. (...)Tenho vergonha das pedras fundamentais lançadas".

Por fim, se comprometeu a fazer obras, mas também cuidar da saúde, educação e combater a pobreza. Participaram ainda os deputados Osires Damaso, José Augusto Pugliese, pré-candidato a deputado estadual Ygor Corteze  e vereadores de cidades circunvizinhas.