Negociação da Data-base entre representantes de sindicatos e o governo do estado.

Governo do Estado informou que vai pagar a data-base atrasada de 2017 em três parcelas, com primeiro pagamento neste mês de maio e a de 2018 em parcela única, em novembro deste ano. O acordo foi firmado em reunião com 17 sindicatos e associações, na manhã desta sexta-feira (18) no Palácio Araguaína.

A reunião foi acompanhada pelo governador interino Mauro Carlesse. O acordo será formalizado por meio de uma medida provisória.

Ficou estabelecido que a data-base 2017, referente ao período de maio de 2016 a abril de 2017, com índice de 3,9870%, será implementada em três parcelas, nos meses de maio, julho e setembro. O custo será em torno de R$ 10 milhões.

Já a revisão geral anual deste ano, que deveria ser concedida no mês de maio, ficou para a folha de novembro, em parcela única, com índice de 1,69104%. O impacto da data-base 2018 chega a R$ 4 milhões. O acordo beneficia todos os servidores efetivos do Executivo estadual.

O secretário estadual da Fazenda, Sandro Henrique Armando, ressaltou que a gestão precisar ser responsável e por isso apresentou uma proposta viável para pagamento, garantindo o cumprimento desses direitos ainda esse ano.

"Uma das missões dessa gestão é recuperar a credibilidade e compromisso com o funcionalismo público e seus representantes. Não vivemos o cenário ideal, pois o ideal seria que a Constituição Federal tivesse sido cumprida. Mas estamos fazendo o possível", afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal. Ele garantiu que o governo está aberto para dialogar e negociar com os representantes dos servidores sobre seus direitos e demandas.

Salário maio

Na reunião, o secretário da Fazenda adiantou que o pagamento da folha de maio será feita em duas parcelas, sendo que 63% dos servidores públicos, que têm os menores salários, receberão dia 2. E o restante, no dia 12.

Cronograma de pagamento

Maio ? pagamento em junho: 1,32901%;

Julho ? pagamento em agosto: 1,32901%;

Setembro ? pagamento em outubro : 1,27717%.

Data-base 2018 Novembro ? pagamento em dezembro 1,69104%.

(Com informações do Sisepe)