Mais de cem participantes percorreram cerca de 7,5 quilômetros no último dia 19.

A tarde do último sábado, 19, na Via Lago, foi marcada por mais uma atividade do Maio Amarelo, campanha nacional de conscientização por um trânsito mais seguro para todos. Mais de cem pessoas pedalaram e correram por vias do Município para provar que é possível trafegar com respeito e atenção junto os veículos.

Para o superintendente da ASTT, Sheldon Sá, é importante recuperar espaços para pedestres e ciclistas, que foram perdidos com o aumento do uso dos veículos motorizados. "A bicicleta era um meio de transporte e acabou virando apenas um meio de lazer. Talvez porque o ciclista é a parte mais frágil do trânsito. Temos que trabalhar essa conscientização do uso das vias. É preciso mais respeito".

Usar a bicicleta ao invés do automóvel para ir ao trabalhar gera economia, saúde e facilidade para estacionar. O técnico em eletrônicos Célio Correia, 34 anos, percorre oito quilômetros para ir e voltar do trabalho há dois anos e meio. Sempre ligado no trânsito, atravessa trechos de grande fluxo, como a Rua Alfredo Nasser. Ele diz conhecer os perigos do trânsito e nunca ter passado por situações de acidente, mas já viu o guidão da bicicleta da esposa, Karine, ser tocado por um retrovisor.

"Tem motorista que não respeita a distância, então é preciso estar bem atento, dirigindo por si e pelos outros. Apesar disto, eu gosto demais de ir trabalhar de bicicleta. Acordo um pouco mais cedo para ir, chego mais disposto e é bem mais fácil de estacionar. É só colocar a bicicleta no pátio da empresa. Além disto, tem o lazer, que já virou coisa de família". Célio faz parte de um grupo de ciclistas que pedalam até 100 km por dia, junto com a mulher e sua filha mais velha.

Mais saúde

Cinco grupos de ciclistas engrossaram o evento: MTBikers, Batom do Cerrado, Amigos do Pedal, Tribo do Pedal e Cross Trilha. E mais um de maratonistas: Futuros Atletas. O assistente administrativo Renato Paixão, 30 anos, fez sua primeira corrida junto ao grupo de maratonistas. Ele conta que voltou a correr há dois meses e agora não irá parar mais.

"Já faz um bom tempo que eu corro, mas sempre desistia. Agora, com a Via Lago, já faz dois meses que peguei firme e há três semanas eu estou conseguindo correr todos os dias. Acho que porque tem mais espaço e é bem nivelada. É muito bom correr aqui". Renato já fez seu cadastro para participar do grupo Futuros Atletas, que atualmente conta com mais de 200 maratonistas.

A campanha

Em Araguaína, a campanha é promovida pela Agência de Segurança, Transportes e Trânsito (ASTT) de Araguaína, em parceria com o Detran e Policia Rodoviária Federal (PRF); Departamento de Trânsito (Detran/TO); Corpo de Bombeiros; Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU/192), além de instituições, empresas e entidades.

Com o tema "Nós somos o trânsito", a ASTT e parceiros levam à comunidade, durante todo o mês de maio, orientações de segurança no trânsito, com blitzen, ciclos de palestras, distribuição de panfletos, caminhadas e outras atividades.

Nesta semana, estão programadas blitz educativas nas Avenidas Cônego João Lima e Marginal Neblina; atividades práticas de educação no Trânsito e ciclo de palestras em escolas municipais.

Programação Maio Amarelo Dia 21 (segunda-feira)

16h30 ? Blitz educativa (Avenida Filadélfia, acima do Posto Toca da Onça);

Dia 22 (terça-feira)

7h45 ? Blitz educativa (Avenida Marginal Neblina, próximo ao Restaurante Horta).

Dia 23 (quarta-feira)

7h30 às 11h e 12h50 às 17h ? Atividades práticas de educação no Trânsito e ciclo de palestra (Escola Municipal ? a definir);

Dia 24 (quinta-feira)

7h30 às 11h e 12h50 às 17h ? Atividades práticas de educação no Trânsito e ciclo de palestra (Escola Municipal ? a definir);

Dia 25 (sexta-feira)

7h45 ? Blitz educativa (Avenida Cônego João Lima, próximo ao Armazém Paraíba)

20h às 0h ? Atividade de educação no trânsito: importância da segurança

Dia 26 (sábado)

16h ? Atividades práticas de educação no trânsito (Via Lago)

Dia 28 (segunda-feira)

16h30 ? Blitz educativa (Cruzamento da Avenida José de Brito com a Marginal Neblina)

Dia 29 (terça-feira)

8h ? Blitz educativa (Avenida Santos Dumont, frente ao terminal rodoviário)

Dia 30 (quarta-feira)

7h30 às 11h e 12h50 às 17h ? Atividades práticas de educação no Trânsito e ciclo de palestra (Escola Municipal ? a definir);

Dia 31 (quinta-feira)

16h ? Encerramento do movimento com uma carreata com os parceiros envolvidos na campanha (Praça do Galo sentido Via Lago)