Em Araguaína o controle e a vigilância da água são realizados pela BRK Ambiental e Água São José

Técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental da Prefeitura de Araguaína e de outros municípios da região participam de uma capacitação sobre a qualidade da água que é ofertada para o consumo da população. O treinamento sobre o sistema do programa VigiaÁgua começou ontem e segue hoje, 24, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas, no laboratório de informática do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental no Município, Pedro Antônio, a capacitação é importante para que eles possam alimentar dos dados que recebem do laboratório de referência "Lacen". "Vamos poder colocar todas as informações de análise da água de consumo coletadas no Município".

A bióloga do Vigiágua, Elisandra Pedreira Pedro, explica que no sistema são colocados todas as ações que cada Município do Estado faz. "É um banco de dados alimentado com as soluções alternativas individuais e coletivas, os resultados dos laudos da qualidade da água dos sistemas. O objetivo principal é que tenha um técnico capacitado para alimentar essas informações em cada Município".

Em Araguaína o controle e a vigilância da água são realizados pela BRK Ambiental e Água São José. Com o acompanhamento da Vigilância em Saúde Ambiental, a população poderá contribuir denunciando casos de água turva ou com outro aspecto. O telefone de contato é o 3111-7033.

Representantes

Participam da capacitação, técnicos de vários Municípios da Macrorregião Norte, Bico do Papagaio, Médio Norte Araguaia e Cerrado.

Serviço?

O quê? Capacitação para técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental sobre a qualidade de agua para consumo;

Quando? Hoje, das 8h às 12h e das 14h às 18 horas;

Onde? Laboratório de Informática do IFTO.