Postos ficam vazios em Araguaína.

A greve dos caminhoneiros chegou ao 5º dia e afetou o abastecimento de combustível de várias cidades do Tocantins. Em Araguaína, praticamente todos os postos ficaram sem gasolina e etanol na noite de ontem (24).

O presidente do Sindicato dos Postos de Combustíveis do Tocantins (Sindiposto), Wilber Silvano, afirmou que não há mais combustível em Palmas, Gurupi e Araguaína. "Não tem nada. Inclusive os caminhoneiros estão na base de distribuição e não vão deixar entrar caminhão para carregar".

Em alguns postos, o combustível acabou ainda durante a tarde. Muita gente ficou sem abastecer e o efeito foi sentido nas ruas nesta sexta, com menos carros no centro.

De acordo com o vice-presidente do Sindiposto, Clinton Arantes, mesmo com o fim do protesto o reabastecimento total dos postos de combustíveis no norte do estado demoraria ao menos dois dias. O processo seria gradativo, a partir de cidades ao sul, partido da capital Palmas.

Abastecimento de veículos oficiais

A Secretaria de Estado da Administração (Secad) informou  que o abastecimento de veículos de serviços essenciais está garantido por mais 15 dias. Na tarde desta sexta-feira, 25, a Garagem Central do Executivo Estadual recebeu um carregamento de 40 mil litros de combustível.

O combustível está garantido para ambulâncias, viaturas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, viaturas operacionais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), sem risco de desabastecimento.

 O que diz os caminhoneiros

O caminhoneiro José Ferreira, que trabalha em São Bernardo do Campo (SP), estava entre os manifestantes no bloqueio em Fortaleza do Tabocão. À reportagem, ele frisou que a manifestação busca a diminuição do preço do combustível e só vai chegar ao fim quando atingir o objetivo.

"Quando tiver alguma notícia que baixou os preços nós para aqui." Ele contou que os manifestantes estão tendo ajuda de fazendeiros da região, que tem apoiado com a alimentação.

Já o caminhoneiro Dicesar de Araguaína, criticou sobre os aumentos consecutivos do combustível nos primeiros dias de maio. "Esse governo aí que tá embolsando dinheiro, dando lucro pra Petrobrás e nós não podemos mais trabalhar porque não tem cabimento os aumentos que eles fizeram. Aqui não tem prazo para acabar".

Pontos de interdição

Mesmo com o acordo do governo federal, as rodovias continuam interditadas no estado. Segundo o último balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal nesta sexta-feira (25), subiu para 11 o número de pontos de bloqueios para veículos de carga no Tocantins. Os outros automóveis conseguem transitar.

Trechos interditados
  • Araguaína - BR-153, km 152
  • Nova Olinda - BR-153, km 208,7
  • Colinas do Tocantins - BR-153, km 245
  • Fortaleza do Tabocão - BR-153, Km 360
  • Paraíso do Tocantins - BR-153, km 492
  • Gurupi - BR-153, km 674
  • Alvorada - BR-153, km 761
  • Pedro Afonso - entre a Ponte sobre o Rio Tocantins e o trevo da cidade - BR-235, km 164
  • Silvanópolis - BR-010, Km 306
  • Santa Rosa - BR-010, Km 260
  • Figueirópolis - BR-153, Km 723
  • Taguatinga - BR-242, km 242