Caminhada de Carlesse neste sábado em Araguaína

O candidato a governador, Mauro Carlesse (PHS), cumpriu agenda  na manhã deste sábado (26), em Araguaína.  A caminhada pelas ruas da cidade ocorreu um dia após a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) recomendar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indefira a candidatura do vice, Wanderlei Barbosa (PHS).

Segundo a coligação " Governo de Atitude"  foi a  maior caminhada de toda esta campanha visando a eleição suplementar em 3 de junho."   Destacou ainda que  principais avenidas da maior cidade do norte do Estado "estão tomadas de apoiadores de Carlesse" e "dão o tom da campanha que mais cresceu e mostra o sentimento de vitória de Carlesse".

Logo no inicio da caminhada, Carlesse declarou que está confiante na vitória.  "Esse mar de gente me deixa muito feliz e mais confiante para ganhar as eleições e manter a estabilidade que o Tocantins precisa."

Carlesse caminhou ao lado do prefeito Ronaldo Dimas, dos deputados federais César Halum e Lázaro Botelho, da presidente da Assembleia Legislativa Luana Ribeiro, da deputada Valderez Castelo Branco e do deputado Olyntho Neto. Além de apoiadores, militantes, simpatizantes, cabos eleitorais e servidores públicos contratados.

Pendência do vice

Por outro lado, a coligação corre contra o tempo para tentar manter Wanderlei Barbosa como o vice na chapa de Mauro  Carlesse.  Nesta sexta-feira (25) o vice-procurador-geral eleitoral Humberto Jacques de Medeiros emitiu parecer e recomendou ao Tribunal Superior Eleitoral-TSE- para barrar a candidatura.

Wanderlei deixou o Solidariedade e se filiou ao PHS no dia 6 de abril. Ele não cumpriu o prazo de seis meses de filiação partidária para concorrer a eleição de 3 de junho.   "Eventual incompatibilidade de determinado indivíduo ao regramento constitucional e legal ? por mais injusta que lhe possa parecer, diante da surpresa das eleições suplementares ? não deve conduzir ao abrandamento daquilo que o constituinte estabeleceu com rigor," diz trecho do parecer.

Outros candidatos

Kátia Abreu (PDT) enfrenta a mesma situação e a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) também recomentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indefira a candidatura dela.

A candidatura de Carlos Amastha (PSB)  também está sendo questionada pela Justiça Eleitoral, pois ele devia ter renunciado ao cargo de prefeito de Palmas seis meses antes.  A PGE já recomendou ao TSE que indefira candidatura, A expectativa é que todos recursos sejam julgados até dia 29, pois a eleição ocorre dia 3.