Prefeitura de Araguaína renova frota de veículos do SAMU

A Prefeitura de Araguaína entregou, na tarde desta sexta-feira, 1¤, mais um veículo ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A nova Unidade de Suporte Básico (USB) se soma à Unidade de Suporte Avançado (USA) entregue em 2017. Mais três veículos estão sendo aguardados, um para o SAMU e dois para a Secretaria de Saúde, para renovação total da frota de veículos que atendem as emergências e urgências.

De acordo com o secretário de Saúde, Jean Coutinho, a troca dos veículos é importante para assegurar o serviço dos socorristas e diminuir o custo de manutenção automotiva. "Os veículos foram e serão recebidos via Ministério da Saúde. Foi preciso muita batalha para conquistá-los. Há muitos municípios na busca pela renovação da frota, mas nós conseguimos. O que demonstra o peso político da gestão Ronaldo Dimas".

O prefeito Ronaldo Dimas participou da entrega das chaves e conheceu as funções dos equipamentos entregues junto ao veículo. "É necessário disponibilizar novos veículos e equipamentos de qualidade para que estes profissionais tenham mais facilidade no atendimento".

Nova Frota

Atualmente, o SAMU faz atendimento com duas USB e uma USA. Com a chegada da nova unidade, o SAMU terá para uso quatro veículos, garantindo o suporte à vida e melhorando o cronograma de manutenção automotiva.

De acordo com o coordenador de transportes do SAMU, Anderson Divino de Carvalho, o custo de uma USB é de R$ 186 mil e uma USA pode chegar aos R$ 280 mil. "A diferença dos modelos são os equipamentos que elas contêm. A USB tem somente cilindro de oxigênio, medicações e material de primeiros socorros, enquanto a USA tem equipamentos mais avançados, como desfibrilador. A USB é mais para atendimentos sem gravidade, mantendo assim, a USA livre para urgências".