Encontro discutirá sobre a participação da mulher como liderança no agronegócio, desafios e casos de sucesso.

Seguindo a programação da 13ª Semana de Tecnologia, na Expoara 2018, o Sebrae promoverá o segundo Encontro das Mulheres do Agronegócio Tocantinense (II Emat) nesta sexta-feira, 15, no stand do Shopping da Tecnologia.  O evento contará com palestras sobre temas voltados para mulheres e pequenos negócios rurais. São eles:  os desafios e difusão de tecnologias por mulheres no ambiente agro, a experiência feminina na Integração Lavoura Pecuária Floresta e a Mulher e o agronegócio de ontem, hoje e sempre.

O objetivo do evento é promover um fórum de discussões sobre o papel da mulher no setor e estimular o empoderamento e a busca de informações da mulher que atua nessa área, apresentando à e as inovações no ramo.

Flávia Fioravante, ressalta a importância desse espaço direcionado para as mulheres com questões específicas deste público. "As mulheres sempre estiveram no campo. Mas agora essa participação além de crescer, veio à tona. O Encontro é uma oportunidade de mostrar para as mulheres que o sucesso na atuação no campo, de forma independente, não só como herdeiras, viúvas ou junto de seus maridos, é possível! Seja como produtora, como profissional liberal, ou até mesmo nas vendas relacionadas a esse ramo. Por isso o Encontro traz exemplos de êxito de lideranças femininas no agronegócio para estimular essa participação", destacou.

 Números

As mulheres sempre atuaram no campo, mas nas últimas décadas conseguiram conquistar mais espaço e assumir cargos de liderança no agronegócio brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A), as mulheres comandam pelo menos 10% das propriedades rurais do Brasil.

 Na década de 1990, o sexo feminino representava 44,5% da força de trabalho e esse número hoje é ainda maior. As profissionais brasileiras almejam bons cargos e batalham por isso. Só no campo, elas representam 43% dos 1,3 bilhões de pequenos agricultores do mundo, segundo dados da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW), da Organização das Nações Unidas (ONU).