Ao final do espetáculo, os estudantes ganharam uma caneca para assim diminuir o uso de copos descartáveis nas escolas

Centenas de crianças da rede pública municipal de ensino assistiram, na última segunda-feira, 18, ao espetáculo "Geringonça", do grupo ArtPalco. A peça tem como tema a preservação ambiental e, ao final do espetáculo, os estudantes participaram de um bate-papo com os atores sobre o tema, além de ganhar uma caneca, para assim diminuir o uso de copos descartáveis nas escolas.

A aula extraclasse de preservação ambiental foi ofertada às crianças das escolas públicas municipais e estaduais, por meio do projeto "A escola vai ao teatro",realizado pelo Ministério da Cultura, com apoio de empresas locais.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Jocirley de Oliveira, o Grupo Artpalco é parceiro do Município em vários projetos. "Além das aulas com a metodologia comum, em alguns temas é preciso um reforço metodológico. E isso é possível por meio do lúdico. O teatro ainda ajuda na desenvoltura dos alunos, quebrando a timidez, por exemplo". Em setembro, o grupo volta a se apresentar para a Prefeitura no evento Educação para a Vida.

A peça

Na história, os amigos Cabeção, Bolota, Cibita e Macarrão querem chegar à praia, mas acaba o combustível do veículo antes do destino. Eles resolvem usar a farofa, que é fonte tão importante de energia para o ser humano, como combustível. "É importante trazer aspectos regionais para a criança se localizar, se sentir parte da história", explica o diretor e escritor da peça, Luiz de Lima Navarro.

Após a tentativa frustrada, eles então resolvem ir pelo Rio Lontra, que naturalmente encontraria outros rios maiores e desaguaria no mar. Mas a tentativa também falha, já que a poluição das águas torna difícil a navegação. A poluição é personificada pelo Agente Poluente. Os protagonistas só conseguem chegar ao mar depois que o Gênio atende ao pedido feito pelos alunos para limpar aquele lixo.

"Queria que ninguém poluísse os rios", disse Emanuele, 11 anos, aluna da Escola Estadual Campos Brasil. Também aluna daquela escola, Ana Gabriela, 10 anos, pediu para que "ninguém jogasse mais lixo nos rios e nem poluísse nada".

Etapas

A primeira etapa do projeto foi realizada em maio de 2017 e, desde então, um total de 20 apresentações já foram realizadas em Araguaína. Produtor do grupo Artpalco, George Henrique conta que o objetivo do projeto é trabalhar a arte do teatro como ferramenta indispensável na construção da cidadania.

"Além de cumprir a sua função social, o Artpalco espera sensibilizar outros empresários a apoiar iniciativas como essas e outros projetos que estão em vias de captação de recursos, além de possibilitar que este projeto tenha continuidade e possa fazer parte do calendário anual do Grupo", considera.