Prefeito Ronaldo Dimas recebeu o prêmio acompanhado o secretário municipal do Meio Ambiente, Ângelo Marzola Júnior, e da gestora da Reciclarte, Valéria Elias

Araguaína foi mais uma vez eleita Cidade Sustentável, na segunda edição do Prêmio Mérito Ambiental. O prêmio foi entregue ao prefeito Ronaldo Dimas, durante solenidade realizada na noite de ontem, 19, no auditório do Palácio Araguaia. Dimas estava acompanhado do secretário Ângelo Marzola Júnior e da educadora Valéria Elias. A Escola de Artes Raimundo Paulino ? Reciclarte foi destaque pelo trabalho de reutilização e reciclagem de resíduos sólidos em seu mobiliário e utensílios.

Durante a solenidade, Dimas destacou a importância do prêmio como estímulo às iniciativas socioambientais nos municípios. "É um reconhecimento do trabalho que estamos desenvolvendo, junto com as nossas equipes técnicas e os vários colaboradores. Isto nos estimula a fazer cada vez mais e melhor, com resultados."

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, elogiou a gestão municipal, ressaltando que Araguaína é  exemplo a ser seguido por outros municípios. "São projetos que se destacam pela criatividade, simplicidade e funcionalidade, inspirando outras gestões municipais"

Para receber o prêmio, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente desenvolveu o projeto e o inscreveu na categoria Cidade Sustentável. A escola que leva à comunidade conhecimentos relacionados à cultura e arte, com aulas de dança, pintura, música e outros, tem todo o material reciclado, armários, cadeiras, mesas e ornamentação.

Reciclarte

A escola, inaugurada em novembro de 2017, conta com mesas de centro confeccionadas em canos  de polietileno (PEAD) e pallets; bancos, mesas e cadeiras feitos em pallets e tubos de papelão; pneus na ornamentação do jardim; prateleiras confeccionadas com artigos reciclados; além de outros móveis confeccionados com sucatas de bicicletas, embalagens e móveis velhos.

Todo o material utilizado foi coletado das ruas ou doado por empresas e pessoas físicas da cidade. Alguns móveis faziam parte da mobília do Município e foram revitalizados, ganhando vida pelas mãos dos artistas, dando características próprias ao espaço.

Cidade sustentável

Buscando alternativas para proteger o Meio Ambiente, como cidade sustentável, a Prefeitura de Araguaína vem utilizando práticas de zelo ao meio ambiente, como prevenção de queimadas, Protocolo do Fogo, Selo Verde, melhoria na aplicabilidade do ICMS Ecológico, recuperação de nascentes, implantação de hortas sustentáveis em escolas e outras entidades, e ecopontos para recolhimento de pneus, pilhas e baterias de celular, dentre outras ações.

Em 2017, o Prêmio Mérito Ambiental foi conquistado pelas ações desenvolvidas para conscientização e preservação do meio ambiente, como a reutilização e destinação de pneus na construção de horta orgânica em escolas municipais.